Fique conectado

Cidade

Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Paranapanema se reúne em Assis

Na pauta da 1ª reunião Ordinária do Comitê está a criação de uma Câmara Técnica Institucional e de Planejamento

Publicado em

126

Nesta quarta-feira, 24, Assis sediará a 1ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Instalado em dezembro de 2012, Integram o Comitê de Bacia 50 membros titulares e 50 membros suplentes oriundos dos  Estados do Paraná e de São Paulo, representantes das entidades civis, dos usuários de recursos hídricos e do poder público (municipal, estadual e federal), com atuação na Bacia Hidrográfica.

O Senhor Everton de Souza, Presidente do Comitê, ressaltou a grande mobilização realizada na Bacia Hidrográfica desde 2009. “Foram várias reuniões realizadas com o objetivo mobilizar e promover a articulação entre os dois Estados, que já possuem Comitês de Bacias.” Explicou que o Rio Paranapanema é um Rio de domínio da União e por este motivo era necessário promover o diálogo entre os Comitês de Bacias instalados na área de abrangência de São Paulo (CBH Alto Paranapanema, Medio Paranapanema e Pontal do Paranapanema) e na área de abrangência paranaense (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro). O Rio que separa é o mesmo que une os dois Estados”,  finalizou Everton.

1º Vice Presidente, Adriano Melo (CIESP), 2º Vice Presidente, Paulo Fernando (UEM), secretário, Denis Araujo (DAEE/SP), Presidente Everton Souza (AGUASPARANA) e secretária adjunta, Suraya Modaelli(DAEE/SP)

Na pauta da 1ª reunião Ordinária do Comitê está a criação de uma Câmara Técnica Institucional e de Planejamento, que atuará como uma instancia consultiva do Comitê, auxiliando os membros na tomada de decisões.

Outro tema da pauta é a proposta do Plano de Trabalho para a gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Paranapenama, para o período de 2013 a 2017, onde está prevista a mobilização e articulação dos dois Estados, por meio de seus 06 comitês de bacias, para que o CBH PARANAPANEMA se torne um Comitê de Integração.

A aprovação deste Plano de Trabalho será fundamental para a articulação da União, dos Estados e dos 06 Comitês de Bacias dos Rios Afluentes, nos Estados do Paraná e São Paulo, integrando as ações e compatibilizando procedimentos para a gestão dos recursos hídricos da Bacia de forma descentralizada e pactuada com a participação de toda sociedade.

PARANAPANEMA: O Rio que separa é o mesmo que une São Paulo e Paraná.
O Rio Paranapanema por banhar dois Estados tem suas águas sob domínio da União e para instituir o Comitê de Bacias foi necessário atender as Resoluções   do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que estabelece os documentos e procedimentos necessários para a formalização do Comitê.

O Rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no sudeste do Estado de São Paulo a100 kmda costa atlântica,900 metrosde altitude e tem sua foz no Rio Paraná, após percorrer uma extensão de929 km. É formado por vários afluentes importantes como o Itapetininga, o Pardo, o Capivara na vertente paulista e o Tibagi, o Pirapó e o Cinzas na vertente paranaense.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema possui uma área de aproximadamente 106 mil km², maior que a de Estados como Santa Catarina e Pernambuco; abrange 251 municípios (217 com sede na bacia), dos quais 126 no Estado do Paraná e 115 em São Paulo e uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes. Trata-se de uma bacia rica em recursos hídricos, grande geradora de energia hidrelétrica, com agricultura irrigada e desenvolvida, detentora de significativo acervo ambiental preservado e com amplo potencial turístico.

 

 CBH Paranapanema
Os Comitês de Bacias Hidrográficas, previstos na Lei nº 9.433/97 são colegiados compostos por representantes da União, dos Estados, dos Municípios, dos usuários de água e das entidades civis de recursos hídricos com atuação na própria bacia hidrográfica. Esses colegiados têm como principal papel a articulação voltada ao debate sobre questões inerentes aos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica.

Uma vez instalado, o Comitê tem poder deliberativo para arbitrar os conflitos relacionados aos recursos hídricos; aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, acompanhar sua execução e sugerir as providências necessárias ao cumprimento de suas metas; propor aos respectivos Conselhos de Recursos Hídricos as acumulações, as derivações, as captações e os lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direito de uso; estabelecer os mecanismos de cobrança e sugerir aos Conselhos os valores a serem cobrados pelo uso da água bruta.

Toda a história de mobilização do Paranapanema está disponível no site:  www.paranapanema.org

A 1ª reunião ordinária do CBH Paranapanema, aberta ao público, será realizada a partir das 09h30, na Associação Comercial e Industrial de Assis, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema- CIVAP.

Publicidade

Cidade

Policial Militar de folga salva vida de bebê engasgada em Assis

Caso aconteceu na última sexta-feira (01/11).

Publicado em

Do AssisNews

O dia de folga do Cabo PM Fernando, pertencente ao efetivo do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na última sexta-feira (01/11), teve um gostinho especial.

Um momento que seria de tranquilidade e descanso, o fez herói de uma família inteira.

Ele salvou a vida de uma bebê de apenas 36 dias que estava engasgada em Assis (SP).

Assista ao emocionante vídeo sobre o caso:

Policial Militar de folga salva vida de bebê engasgada em Assis/SP

Policial Militar de folga salva vida de bebê engasgada em Assis/SP

O dia de folga do Cabo PM Fernando (pertencente ao efetivo do 32º BPM/I), na última sexta-feira (01/11), teve um gostinho especial. Um momento que seria de tranquilidade e descanso, o fez herói de uma família inteira. Ele salvou a vida de uma bebê de 36 dias que estava engasgada em Assis/SP.
#32bpmi
O Guardião do Vale do Paranapanema.
#RegiãomaisSegura

Publicado por Trigésimo Segundo Bpmi – Pmesp em Sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Continue lendo

Cidade

Projeto para implantar voos diretos para São Paulo é anunciado pela prefeitura de Assis

Reunião com prefeito José Fernandes e proprietários de companhia aérea foi realizada na última quinta-feira (7) em Jundiaí.

Publicado em

Aeroporto de Assis pode ter voos diretos pra SP — Foto: Daesp/Divulgação
Aeroporto de Assis pode ter voos diretos pra SP — Foto: Daesp/Divulgação

A prefeitura de Assis (SP) anunciou nesta sexta-feira (8) um projeto que poderá garantir voos diretos de São Paulo para o município diariamente.

De acordo com a prefeitura, uma reunião foi realizada na tarde de quinta-feira (7), em Jundiaí, entre o prefeito José Fernandes e proprietários da companhia aérea Two Flex.

Na reunião, foi avaliada uma proposta de voo saindo de São Paulo às 12h30 com chegada a Assis às 14h, e retorno para a capital às 17h, em uma aeronave modelo Grand Caravan, que comporta nove passageiros.

Continue lendo

Cidade

Energisa esclarece falta de energia em bairros de Assis

Segundo a empresa, o fornecimento foi regularizado para todos os clientes da cidade.

Publicado em

Do AssisNews

A Energisa informou a pouco que a falta de energia que atingiu as vilas Operária, Clementina, Xavier, Ribeiro, Fortuna, Brasília e Cambuí, em Assis (SP), na tarde desta terça-feira, (05), foi ocasionada pelo temporal que passou pela cidade.

Os fortes ventos lançaram galhos de árvores e objetos sobre a rede elétrica que atende essas localidades, provocando o rompimento dos cabos de energia.

Técnicos da empresa foram acionados, e após manobras no sistema elétrico, o fornecimento foi regularizado para 2.055 clientes às 13h10. Às 13h36, o fornecimento foi regularizado para 277 clientes, e às 14h17 para outros 1.220 clientes.

A empresa também atua neste momento no atendimento de ocorrências em alguns pontos isolados que também foram atingidos pela forte chuva.

A distribuidora pede a compreensão de todos os clientes pelos transtornos causados.

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Rápida ventania causa estragos em vários pontos de Assis (Foto: The Brothers)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas