Fique conectado

Cidade

Comitê da Bacia Hidrografica do Rio Paranapanema se reúne em Assis

Na pauta da 1ª reunião Ordinária do Comitê está a criação de uma Câmara Técnica Institucional e de Planejamento

Publicado em

162

Nesta quarta-feira, 24, Assis sediará a 1ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Instalado em dezembro de 2012, Integram o Comitê de Bacia 50 membros titulares e 50 membros suplentes oriundos dos  Estados do Paraná e de São Paulo, representantes das entidades civis, dos usuários de recursos hídricos e do poder público (municipal, estadual e federal), com atuação na Bacia Hidrográfica.

O Senhor Everton de Souza, Presidente do Comitê, ressaltou a grande mobilização realizada na Bacia Hidrográfica desde 2009. “Foram várias reuniões realizadas com o objetivo mobilizar e promover a articulação entre os dois Estados, que já possuem Comitês de Bacias.” Explicou que o Rio Paranapanema é um Rio de domínio da União e por este motivo era necessário promover o diálogo entre os Comitês de Bacias instalados na área de abrangência de São Paulo (CBH Alto Paranapanema, Medio Paranapanema e Pontal do Paranapanema) e na área de abrangência paranaense (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro). O Rio que separa é o mesmo que une os dois Estados”,  finalizou Everton.

1º Vice Presidente, Adriano Melo (CIESP), 2º Vice Presidente, Paulo Fernando (UEM), secretário, Denis Araujo (DAEE/SP), Presidente Everton Souza (AGUASPARANA) e secretária adjunta, Suraya Modaelli(DAEE/SP)

Na pauta da 1ª reunião Ordinária do Comitê está a criação de uma Câmara Técnica Institucional e de Planejamento, que atuará como uma instancia consultiva do Comitê, auxiliando os membros na tomada de decisões.

Outro tema da pauta é a proposta do Plano de Trabalho para a gestão integrada dos recursos hídricos da Bacia do Paranapenama, para o período de 2013 a 2017, onde está prevista a mobilização e articulação dos dois Estados, por meio de seus 06 comitês de bacias, para que o CBH PARANAPANEMA se torne um Comitê de Integração.

A aprovação deste Plano de Trabalho será fundamental para a articulação da União, dos Estados e dos 06 Comitês de Bacias dos Rios Afluentes, nos Estados do Paraná e São Paulo, integrando as ações e compatibilizando procedimentos para a gestão dos recursos hídricos da Bacia de forma descentralizada e pactuada com a participação de toda sociedade.

PARANAPANEMA: O Rio que separa é o mesmo que une São Paulo e Paraná.
O Rio Paranapanema por banhar dois Estados tem suas águas sob domínio da União e para instituir o Comitê de Bacias foi necessário atender as Resoluções   do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que estabelece os documentos e procedimentos necessários para a formalização do Comitê.

O Rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no sudeste do Estado de São Paulo a100 kmda costa atlântica,900 metrosde altitude e tem sua foz no Rio Paraná, após percorrer uma extensão de929 km. É formado por vários afluentes importantes como o Itapetininga, o Pardo, o Capivara na vertente paulista e o Tibagi, o Pirapó e o Cinzas na vertente paranaense.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema possui uma área de aproximadamente 106 mil km², maior que a de Estados como Santa Catarina e Pernambuco; abrange 251 municípios (217 com sede na bacia), dos quais 126 no Estado do Paraná e 115 em São Paulo e uma população de cerca de 4,5 milhões de habitantes. Trata-se de uma bacia rica em recursos hídricos, grande geradora de energia hidrelétrica, com agricultura irrigada e desenvolvida, detentora de significativo acervo ambiental preservado e com amplo potencial turístico.

 

 CBH Paranapanema
Os Comitês de Bacias Hidrográficas, previstos na Lei nº 9.433/97 são colegiados compostos por representantes da União, dos Estados, dos Municípios, dos usuários de água e das entidades civis de recursos hídricos com atuação na própria bacia hidrográfica. Esses colegiados têm como principal papel a articulação voltada ao debate sobre questões inerentes aos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica.

Uma vez instalado, o Comitê tem poder deliberativo para arbitrar os conflitos relacionados aos recursos hídricos; aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, acompanhar sua execução e sugerir as providências necessárias ao cumprimento de suas metas; propor aos respectivos Conselhos de Recursos Hídricos as acumulações, as derivações, as captações e os lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direito de uso; estabelecer os mecanismos de cobrança e sugerir aos Conselhos os valores a serem cobrados pelo uso da água bruta.

Toda a história de mobilização do Paranapanema está disponível no site:  www.paranapanema.org

A 1ª reunião ordinária do CBH Paranapanema, aberta ao público, será realizada a partir das 09h30, na Associação Comercial e Industrial de Assis, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema- CIVAP.

Publicidade

Cidade

Confira o que abre e fecha nesse feriado da Revolução Constitucionalista

Publicado em

Assessoria

De acordo com Decreto nº 7.744 de 4 de dezembro de 2018, a Prefeitura de Assis comunica que durante o ponto facultativo desta segunda-feira (8) e o feriado da Revolução Constitucionalista desta terça-feira, 9 de julho, as repartições públicas como o Paço Municipal e secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social e outras ficarão fechadas e retornam normalmente às atividades na quarta-feira, 10.

Unidades Básicas de Saúde, Estratégias Saúde da Família não abrem. Assim como escolas Municipais, Estaduais e outras particulares.
O Pronto Atendimento Maria Isabel abre no sábado e domingo, das 7h às 18h30. Permanece fechado na segunda e terça-feira, e retorna atendimento normal na quarta-feira, 10.

O comércio abre normalmente na segunda-feira (8) fecha no feriado de terça-feira e retorna atendimento na quarta-feira, a partir das 9h.

Os bancos abrem normalmente na segunda-feira (8) fecha na terça-feira (9) com retorno dos atendimentos na quarta-feira, 10.

O Fórum fecha no ponto facultativo e no feriado, com retorno do atendimento ao público na quarta-feira (10) a partir das 12h30.
A UPA abre normalmente.

A coleta de lixo domiciliar terá expediente normal na segunda e terça-feira. A coleta seletiva atende segunda-feira normalmente, para na terça de feriado e retorno dos serviços na quarta-feira, 10.

O Ecolago permanece fechado durante o inverno para manutenção do local, com previsão do retorno ao público no mês outubro.

Continue lendo

Cidade

Unopar oferece desconto de 30% para servidor público

Publicado em

Assessoria
Unopar oferece desconto de 30% para servidor público

O sonho de ter um curso superior em uma faculdade reconhecida e com quatro décadas de tradição pode ser realizado! Além de ter acesso a mais de 40 cursos de graduação, o aluno ainda tem apoio total do polo e aulas até três vezes por semana, dependendo do curso. E, a partir de agora, funcionários públicos, seus dependentes legais (até 24 anos) e seu cônjuges têm acesso a este benefício de cursar a faculdade com 30% de desconto. “O benefício é válido para todos os cursos de graduação da universidade e somente para novos alunos iniciantes a partir deste semestre”, acrescenta o diretor da Unopar em Assis, Rubens Silva.

A iniciativa mostra a preocupação da Unopar em beneficiar a cidade e fomentar o desenvolvimento através da formação qualificada. Parcerias como essa refletem muito beneficamente no município e em toda a região, causando um impacto direto na geração de emprego e renda pela maior qualificação profissional conquistada pelos alunos nas diversas áreas oferecidas. “Essa é mais uma maneira de contribuirmos com o futuro do aluno. Aqui na Unopar nosso empenho é para que ele saia pronto para o mercado de trabalho”, completa Rubens.

O próximo vestibular acontece dia 18 de Julho, inscreva-se. Mais informações pelo 18 3322. 5996 ou pelo whatsapp 18 98197.8831; o polo Assis fica na Avenida Rui Barbosa, 1.495, no Centro da cidade.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas

Serão oferecidos atendimentos nas áreas de endodontia, periodontia entre outros.

Publicado em

Do AssisNews
Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)
Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça-feira, 2, o novo C.E.O., Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Paulo Roberto Coelho.

Instalado nas dependências do Centro de Especialidades, o local dispõe de amplo espaço e salas com equipamentos modernos que visam garantir melhor atendimento aos usuários da Rede Municipal de Saúde.

Serão oferecidos atendimentos nas áreas de endodontia, periodontia, radiologia e pacientes com necessidades especiais.

O C.E.O. conta com uma equipe de 12 dentistas e 3 auxiliares de saúde bucal e tem como responsável pelo local o coordenador da Saúde Bucal do Município, Marcelo Gomes .

O prefeito José Fernandes enalteceu a importância do espaço e o tipo de serviço que será oferecido, pois irá atender usuários de toda a Rede Municipal de Saúde em diversas especialidades .

“O Brasil Sorridente chegou em nossa cidade, depois de muita dedicação e aprovação do projeto da Secretaria da Saúde, elaborado por equipe capacitada do Dr. Marcelo Gomes. Nós estamos avançando diariamente em políticas públicas, em especial na área da saúde”, considera o prefeito.

O evento contou também com a presença do vice-prefeito Márcio Veterinário, secretários Municipais, vereadores e representantes de órgãos ligados à Saúde e servidores da Prefeitura, a esposa do homenageado Maria Teresa Coelho e a filha Maria Cristina Coelho, além de outros familiares do Dr. Paulo Roberto Coelho.

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Prefeitura de Assis inaugura Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas