Entidades se unem ao Sebrae para reativar Posto Empreendedor em Assis

O gerente do Sebrae explicou os procedimentos necessários para a reativação do Posto no município

Ao final da reunião Prefeito e representantes da Acia, Fema e Sincovama entregaram a solicitação ao gerente do Sebrae Marcelo Montagnana (Foto: Lúcio Coelho)

Uma reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de Assis – Acia na manhã do dia 30, última terça-feira, marcou a união de esforços entre a Associação, Sebrae/Regional Marília, Prefeitura Municipal de Assis, Fundação Educacional do Município de Assis – Fema e Sindicato do Comércio Varejista de Assis – Sincovama, no propósito de reativar no município o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor.

Há algumas administrações passadas a comunidade empresarial de Assis acompanhou a abertura do Posto do Sebrae no município, sendo na época o primeiro instalado no Estado de São Paulo. Infelizmente, por falta de força e consenso político, o Posto acabou sendo desativado. Agora instituições públicas e representativas de Assis se mobilizam novamente para promover aos empresários de Assis os serviços do Posto Sebrae Empreendedor.

A reunião foi marcada pela participação de grande parte dos membros da Diretoria da Acia, representados na ocasião pelo presidente João Antonio Binato e 1º vice-presidente Nilson Sergio de Mello, do prefeito Municipal Ricardo Pinheiro Santana, da vice -prefeita Lenilda Ramos, do diretor da Fema e Imesa Profº Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves, coordenador da área de Ciências Gerenciais Ms. João Carlos da Silva, do gerente Marcelo Augusto Montagnana e da analista Cleonice Cardoso da S. Souza, do Sebrae / Regional Marília e do 1º vice-presidente da Sincovama Carlos Alberto Binato.

Durante a reunião o gerente do Sebrae, Marcelo Montagnana explicou os procedimentos necessários para a efetivação do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor no município de Assis. De imediato e em comum acordo, os presentes decidiram aproveitar a reunião para redigir um único ofício, em nome dos representantes das instituições interessadas, solicitando à superintendência do Sebrae o referido Posto Empreendedor. Deste modo, promovendo agilidade aos trâmites legais para o estabelecimento do Sebrae no município. Segundo Marcelo, gerente do Sebrae, a reunião e a elaboração do ofício reunindo o interesse das quatro importantes instituições assisenses já representa uma grande vitória para o Município e um avanço em prol ao desenvolvimento empresarial de Assis.

Marcelo também adiantou que, antes mesmo da instalação do Posto em Assis, o Sebrae já disponibilizará ao Município algumas ações, como o Programa Sebrae Visita, que promove atendimento in loco em empresas assisenses; o Programa Comércio Varejista, de ações mais profundas como de aspectos visuais, controle de atendimento e recursos humanos e outros; e o Circuito Sebrae, evento que reúne empresários de vários setores para apresentação e debates de temas específicos de interesse empresarial.

O diretor da Acia, Joseval Reis Batista lembrou que a restruturação do Posto Empreendedor deverá envolver ainda a criação de um Conselho Gerenciador, composto por membros das instituições envolvidas, Acia, Prefeitura, Fema, Sebrae e Sincovama, que deverá acompanhar e deliberar sobre as questões legais e operacionais da instalação deste Posto.

Na oportunidade, representantes das instituições envolvidas enfatizaram a importância do Posto para o município de Assis e sua reativação, parabenizando a visão administrativa de todos os parceiros, efetivada na união de esforços de todos. A Associação Comercial e Industrial de Assis foi conjuntamente parabenizada durante a reunião pelo apoio a reativação do Posto, ação de fundamental importância ao empresariado local, que foi priorizada pelo presidente João Binato, que tão logo assumiu a Associação não mediu esforços para que esta parceria fosse firmada.

A importância da parceria para o desenvolvimento de Assis foi enfatizada nas falas do prefeito Ricardo e da vice Lenilda, que afirmaram que a realização de projetos em parceria promovem mais agilidade e eficiência às ações do Município. Ricardo Pinheiro também aproveitou a reunião para apresentar uma proposta de reativação do Distrito Industrial, informando os valores em que isso representaria para a cidade, e esclarecendo que a Administração Municipal está trabalhando com muita dedicação e traçando importantes planos para a reativação do Distrito.

O presidente João Binato também parabenizou a iniciativa da parceria, e falou da importância que o desenvolvimento de Assis representa para Acia, afirmando que a Associação está aberta e disposta a participar de novos projetos. João Binato ainda comentou sobre o período que Assis contou com o Posto Empreendedor, lembrando que o professor da Fema, João Carlos acompanhou na época todo empenho municipal na parceria com o Sebrae.

João Carlos completou a fala do Presidente da Acia reafirmando a participação da Fema no desenvolvimento da cidade, enfatizando que o papel da Fundação está justamente na participação, colaboração e indução de processos de desenvolvimento local. Inclusive a criação de APLs – Arranjo Produtivos Locais ou “Clusters”. Um cluster, no mundo da das empresas, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes, no caso de Assis, a FEMA por meio do professor Dr. Ricardo Begosso, pretende reativar junto ao Sebrae a APLs de TI – Tecnologia da Informação, tendo em vista que a cidade congrega várias empresas do ramo e já foram feitas algumas reuniões onde o assunto foi amplamente discutido, podendo no futuro por meio de investimento, Assis ser conhecida como um polo  tecnológico.

O prefeito Ricardo acrescentou, afirmando que já esteve na Fema neste início de mandato e que a Fundação é uma grande colaboradora do Município e que esta nova parceria efetiva tudo o que já foi dito em outras conversas junto a Presidência e Direção da Fundação.

Ao final o coordenador da Fema, João Carlos falou da alegria em ver trabalhos tão importantes sendo retomados no município, referindo-se ao Posto Empreendedor e a Incubadora de Empresas, que também foi citada nas discussões durante a reunião. Para ele o desenvolvimento de ações de fortalecimento e atendimento ao empresariado local proporcionam possibilidades para que alunos hoje formados na Fema e outras instituições permaneçam em Assis e tenham chances de ingresso e carreira no mercado assisense, contribuindo para agregar valor como o conhecimento, capital intelectual, talento, gerando assim emprego e renda para o município.

O diretor da Fema, Ms. Eduardo Vella confirmou a fala do coordenador, afirmando que a Fundação está sempre em busca de parcerias que promovam melhores condições de pesquisa, conhecimento e práticas aos alunos dos cursos da Fema e principalmente progresso à cidade. Para ele o desenvolvimento do município de Assis representa também o crescimento e valorização da Fundação enquanto instituição promotora de conhecimento e responsável pela formação de centenas de profissionais que ingressam anualmente no mercado.

O município é um importante polo de comércio em toda a região e, segundo os representantes, o investimento na cidade é prioridade para o Sebrae. O objetivo é trazer para o município importantes ações visando dar consultorias dentro das empresas, além de realizar eventos e palestras em benefício dos comerciantes.

Ao final os representantes da Acia, Prefeitura Municipal, Fema e Sincovama assinaram o ofício solicitando o Posto e o repassaram ao gerente do Sebrae, Marcelo Montagnana, que afirmou que fará o possível para agilizar a instalação do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor em Assis.

O prefeito Ricardo Pinheiro resumiu o bom encaminhamento dos assuntos tratados na reunião ao reafirmar sua intenção em promover ações em parceria com a Acia, beneficiando a comunidade assisense “Isso é um passo muito importante para o município, queremos trabalhar em parceria com a Acia e todas as instituições de Assis, sabemos da importância do comércio da cidade e vamos realizar ações conjuntas sempre em benefício da população” afirmou Ricardo Pinheiro.

O Posto Sebrae de Atendimento Empreendedor deverá funcionar na Acia e sua manutenção contará com a contribuição de todas a instituições parceiras. Mais informações sobre o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendor estão disponíveis na página do Sebrae na internet www.sebrae.com.br.

A reunião marcou a união de esforços entre Acia, Prefeitura Municipal de Assis, Fema, Sincovama e Sebrae no propósito de reativar o Posto Sebrae Empreendedor (Foto: Lúcio Coelho)
Prefeito Ricardo, presidente da Acia João Binato, diretor da Fema Eduardo Vella e vice-presidente da Sincovama Carlos Binato assinaram o ofício de solicitação ao Sebrae (Foto: Lúcio Coelho)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA