No próximo sábado, 27, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema realizará o FLIsol -  Festival de Instalação de Software Livre da América, maior evento de difusão de Software Livre na América Latina.

O principal objetivo do FLIsol é promover o uso de software livre, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. No dia do evento as várias comunidades de software livre, que envolvem sede em países, cidades e localidades realizarão simultaneamente diversas atividades relacionadas à divulgação de software livre, entre elas a instalação de forma gratuita e totalmente legal destes softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

Em Assis o evento é organizado pela Fema, por meio da Coordenadoria de Informática e este ano conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap. Segundo o coordenador dos cursos de Informática da Fema, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, o FLIsol é gratuito e destinado a estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários, públicos pessoas entusiasmadas e, mesmo sem conhecimentos de informática.

O evento realizado na Fema  é coordenado pelos professores Me. Douglas Sanches da Cunha e Célio Desiró e conta com a participação dos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fema. Segundo o Prof. Douglas, “existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento dos usuários. A maioria das pessoas está acostumada a utilizar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa pirateado, ou seja, que não é legalizado.  Neste aspecto o FLIsol cumpre a função de desmistificar o assunto e divulgar os softwares livres, que estão disponíveis para utilização na rede, sem qualquer custo e muitos benefícios”, finalizou o Professor.

Durante o FLIsol as pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto, participando das palestras; poderão aprender ferramentas de criação nas oficinas e tutoriais; e também instalar softwares gratuitos  no computador ou notebook, podendo ainda gravar estes softwares em CDs ou outras mídias. Segundo os organizadores durante o FLIsol também serão distribuídos aos participantes GNU/Linux, softwares livres independentemente do sistema operacional, configurações, etc.

O FLIsol ocorre dia 27 das 9h às 12h e  das 13h às 17h no Bloco 4 – Salas 45 e 46 e nos Laboratórios de Informática que ficam no Bloco 7 no campus da Fema. Inscrições para as oficinas e tutoriais ou para mais informações sobre o evento acesse www.fema.edu.br/ci

Confira a programação completa do Flisol:

PALESTRAS – Sala 46 – das 13h00 às 16h30 – “O que é o software livre e porque os não-técnicos devem conhecê-lo”, palestrante – Francisco José Alves ; – “ODF e demais arquivos de formatos abertos: o assunto-primo do software livre”, palestrante – Francisco José Alves.

OFICINAS 09h às 12h e 13h às 17h – Laboratório de Sistemas Operacionais e Laboratório de Informática – Sala C – Oficina 1 – “Instalação e configuração de Linux, Dual Boot e Virtual Box”; Oficina 2 – “Estrutura para instalação e configuração de Linux no computador do usuário”; Oficina 3 – “Configuração de Músicas, DVD e CD, Câmeras, Redes, Wireless”; Oficina 4 – “Instalação e uso do aplicativo LIBRE OFFICE”;  Oficina 5 – “Configuração do WINE (Configuração de Jogos e outros)”.

TUTORIAIS 09h às 11h – Laboratório de Informática – Sala A – Tutorial – “Desenhos técnicos usando ferramenta CAD” – Publico Alvo – Adolescentes e adultos que tenham interesses em usar programas de edição de desenho técnico; Sala B -  Tutorial –” Instalação e uso do aplicativo ownCloud (Servidor em Nuvem)”; Sala E – Tutorial – “Instalação e configuração de programas e jogos do windows pelo Wine”- Público – Iniciantes em linux com dificuldades em softwares;  – Tutorial –” Introdução a Linguagem Python” – Publico – Noções básicas de Programação para computadores.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Sepultamentos na região neste dia 11 de abril

No Cemitério Municipal da Saudade, em Assis, não há sepultamento previsto

Há um sepultamento em Assis neste sábado, dia 9 de abril

Na cidade de Ibirarema, será sepultada a senhora Norminda.