Festival Latino Americano de Software Livre ocorre neste sábado na Fema

O principal objetivo do Festival é promover o uso de software livre

No próximo sábado, 27, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema realizará o FLIsol -  Festival de Instalação de Software Livre da América, maior evento de difusão de Software Livre na América Latina.

O principal objetivo do FLIsol é promover o uso de software livre, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. No dia do evento as várias comunidades de software livre, que envolvem sede em países, cidades e localidades realizarão simultaneamente diversas atividades relacionadas à divulgação de software livre, entre elas a instalação de forma gratuita e totalmente legal destes softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

Em Assis o evento é organizado pela Fema, por meio da Coordenadoria de Informática e este ano conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap. Segundo o coordenador dos cursos de Informática da Fema, Prof. Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto, o FLIsol é gratuito e destinado a estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários, públicos pessoas entusiasmadas e, mesmo sem conhecimentos de informática.

O evento realizado na Fema  é coordenado pelos professores Me. Douglas Sanches da Cunha e Célio Desiró e conta com a participação dos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Fema. Segundo o Prof. Douglas, “existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento dos usuários. A maioria das pessoas está acostumada a utilizar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa pirateado, ou seja, que não é legalizado.  Neste aspecto o FLIsol cumpre a função de desmistificar o assunto e divulgar os softwares livres, que estão disponíveis para utilização na rede, sem qualquer custo e muitos benefícios”, finalizou o Professor.

Durante o FLIsol as pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto, participando das palestras; poderão aprender ferramentas de criação nas oficinas e tutoriais; e também instalar softwares gratuitos  no computador ou notebook, podendo ainda gravar estes softwares em CDs ou outras mídias. Segundo os organizadores durante o FLIsol também serão distribuídos aos participantes GNU/Linux, softwares livres independentemente do sistema operacional, configurações, etc.

O FLIsol ocorre dia 27 das 9h às 12h e  das 13h às 17h no Bloco 4 – Salas 45 e 46 e nos Laboratórios de Informática que ficam no Bloco 7 no campus da Fema. Inscrições para as oficinas e tutoriais ou para mais informações sobre o evento acesse www.fema.edu.br/ci

Confira a programação completa do Flisol:

PALESTRAS – Sala 46 – das 13h00 às 16h30 – “O que é o software livre e porque os não-técnicos devem conhecê-lo”, palestrante – Francisco José Alves ; – “ODF e demais arquivos de formatos abertos: o assunto-primo do software livre”, palestrante – Francisco José Alves.

OFICINAS 09h às 12h e 13h às 17h – Laboratório de Sistemas Operacionais e Laboratório de Informática – Sala C – Oficina 1 – “Instalação e configuração de Linux, Dual Boot e Virtual Box”; Oficina 2 – “Estrutura para instalação e configuração de Linux no computador do usuário”; Oficina 3 – “Configuração de Músicas, DVD e CD, Câmeras, Redes, Wireless”; Oficina 4 – “Instalação e uso do aplicativo LIBRE OFFICE”;  Oficina 5 – “Configuração do WINE (Configuração de Jogos e outros)”.

TUTORIAIS 09h às 11h – Laboratório de Informática – Sala A – Tutorial – “Desenhos técnicos usando ferramenta CAD” – Publico Alvo – Adolescentes e adultos que tenham interesses em usar programas de edição de desenho técnico; Sala B -  Tutorial –” Instalação e uso do aplicativo ownCloud (Servidor em Nuvem)”; Sala E – Tutorial – “Instalação e configuração de programas e jogos do windows pelo Wine”- Público – Iniciantes em linux com dificuldades em softwares;  – Tutorial –” Introdução a Linguagem Python” – Publico – Noções básicas de Programação para computadores.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA