Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem intensa atividade

As atividades do Santuário da Fé da Prudenciana são na área promoção social e evangelização.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Santuário da Fé – tem intensa atividade de promoção social e evangelização.

Padre Oldeir José Galdino e Padre Edivaldo Pereira dos Santos chegaram há pouco menos de um ano na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Prudenciana, Assis, SP, apesar da grande extensão territorial paroquial e das várias situações-limite, os padres juntamente com a Comunidade protagonizaram transformações em nível local e municipal.

A seguir, serão elencadas algumas dessas conquistas e mudanças.

Pensando na melhor evangelização das famílias, reorganizou-se a metodologia dos Acampamentos: “Família Santuário da Vida”, “Celebrando o Amor”, “Pré-Mirim”, “Mirim”, “Juvenil” e outras medidas em favor dos valores familiares, uma vez que a Família foi elencada como prioridade na Assembleia Paroquial e no 5º Plano de Ação Pastoral Diocesana. Nessa mesma linha, foi reestruturado o grupo de jovens para participar de momentos de orações, vigílias, terços e outras atividades que despertem o protagonismo juvenil e motive os jovens para sua missão na Igreja. Muitos jovens estão engajados na preparação da Semana Missionária que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a qual ocorrerá no Rio de Janeiro – trata-se de dois eventos importantes para a Igreja local e nacional.

Na questão social, está sendo reestruturada a Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa. Valorização dos Vicentinos e Pastorais da Partilha. Também há estudos para implantar, em breve, uma Pastoral Social de Conjunto que atenda a demanda social e humanística do Complexo Prudenciana, pois é a maior paróquia da cidade, com mais de 35 mil habitantes, e em fase de crescimento incrível, com mais casas populares sendo construídas e novos loteamentos. Ainda no aspecto social e humanístico, ocorreram orientações e encaminhamentos de dependentes químicos e alcoolistas a clínicas terapêuticas de tratamento.

Para melhor organizar as atividades paroquiais, houve a necessidade de se criar três núcleos: Maria Isabel, Prudenciana e Colinas. Foram criados, também, os Conselhos Pastorais da Comunidade (CPC). Cabe salientar que todas as atividades paroquiais têm coparticipação do fiéis e agentes de comunidade, e os frutos dessas decisões participativas são percebidos na vida comunitária.

Recentemente, o bairro foi agraciado com a Capela Nossa Senhora de Aparecida, no Residencial Park Colinas. Com o novo espaço, foi preciso organizar aquele setor com missas semanais, sempre aos sábados, às 20 horas. Houve organização de pastorais, movimentos e outras atividades. Ações essas que têm valorizado a populosa Prudenciana.

No aspecto espiritual, além das missas, destaca-se o início da “Novena Perpétua das Mãos Ensanguentadas de Jesus”, todas as sextas, às 19h30min, no Colinas. Para maior comprometimento de alguns homens, formou-se o movimento do “Terço dos Homens”, todas as segundas, às 19 horas, na Matriz.

Não desprezando o lado espiritual, mas, pensando na pessoa de forma íntegra e completa, foi realizado, em março, o 1º Curso Nefesh na Fortuna. Um excelente momento de encontro pessoal e formativo com a criadora do Sistema Nefesh de Terapias (SNT), a conceituada psicóloga Sandra Martinhago, reconhecida nacional e internacionalmente. Foi um momento de formar o ser humano na sua inteireza: psico, espiritual e biologicamente.

Na Semana Santa, houve intensa programação, com contemplação das Setes Dores de Maria. Procissão do Encontro e do Senhor Morto, encenações e outras atividades, além de ricas celebrações Eucarísticas: Instituição da Eucaristia, Adoração à Cruz, Vigília Pascal e Celebração da Ressurreição, entre outros fortes momentos de oração e fé.

Por consequência do “Ano da Fé”, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi instituída “Santuário da Fé”, tornando-se um importante centro de peregrinação, bênçãos e indulgências.

Ultimamente, a Paróquia vem se preparando para celebrar o Mês da Padroeira, Nossa Senhora de Fátima. No mês de maio, serão promovidas as seguintes atividades: Trezenas e Novenas Marianas, Procissão da Luz, Coroação e outros momentos de orações, sempre iluminado pelo lema:“Com Maria, aprender a rezar a Palavra e a Vida”.

Padre Oldeir e padre Edivaldo ressaltaram que os desafios são grandes, no entanto, com muita oração e auxílio da comunidade conseguirão superar as dificuldades.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA