Vagner Campos, Presidente do Sincomerciários de Assis (Foto: Assessoria)
Vagner Campos, Presidente do Sincomerciários de Assis (Foto: Assessoria)

Ao menos 12 milhões de trabalhadores no setor de comércio e serviços do país serão beneficiados com a regulamentação da profissão de Comerciário. Em Assis, são mais de dois mil comerciários que devem comemorar a conquista no próximo dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.

A Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou no dia 15 de março o Projeto de Lei do Senado 115/2007, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão de Comerciário. A sanção presidencial põe fim a uma das mais antigas reivindicações dos profissionais de comércio e serviços do País, que lutavam há décadas pela regulamentação da categoria. A partir deste ato, Comerciário deixa de ser uma função e passa a ser uma profissão, com todas as garantias da lei.

Originário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), abraçada pelas Federações Estaduais, o projeto de regulamentação teve apoio também da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que entendeu como justo, necessário e importante para a qualificação dos profissionais que atuam no setor o reconhecimento da categoria.

De acordo com o presidente do Sincomerciários de Assis, Vagner Campos, este reconhecimento deve ser comemorado no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador. Além disso, o presidente também destaca a importância de continuar lutando pelos direitos dos comerciários como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. “A regulamentação da profissão vai trazer mais segurança jurídica aos trabalhadores, definir regras de atuação, impedir a exploração do trabalho e promover a qualificação profissional, que é um dos principais objetivos da regulamentação”.

O texto originalmente aprovado no Senado determina que a atividade ou função desempenhada pelos empregados do comércio venha especificada na carteira de trabalho, fixa a jornada de trabalho em oito horas diárias e 44 semanais, veta a extensão de jornada e limita o trabalho aos domingos no âmbito da negociação com os empregadores.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador sofre queimaduras em 60% do corpo em explosão de gás encanado

O Corpo de Bombeiros foi acionado e auxiliou no resgate da vítima

Prefeitura instala câmeras após aumento nos furtos no cemitério

No primeiro trimestre deste ano, já foram registrados dois furtos.

Atividades do ‘Projeto Futuro’ são retomadas no CRAS l

Estão sendo atendidas crianças e adolescentes com idade de 6 a 15 anos.

Alunos do 3º ano de Publicidade da FEMA visitam agência

A visita técnica faz parte do conteúdo programático.