Segundo o Provedor da Santa Casa de Assis, o centro do problema é a defasagem da tabela de procedimentos do SUS (Foto: Reprodução / Santa Casa)
Segundo o Provedor da Santa Casa de Assis, o centro do problema é a defasagem da tabela de procedimentos do SUS (Foto: Reprodução / Santa Casa)

A partir do dia 08 de abril a Santa Casa de Misericórdia de Assis não irá realizar os procedimentos eletivos, ou seja, não urgentes. A paralisação parcial será uma forma de demonstrar para a população a delicada situação financeira que os hospitais enfrentam.

O ato está sendo organizado em conjunto pela Confederação das Santas Casas, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em parceria com as Federações e Frentes Parlamentares Estaduais.

O principal objetivo é promover a discussão e um alerta à sociedade sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase na realidade da crise das Santas Casas e Hospitais Beneficentes.

O Ato prevê bloquear todo o agendamento eletivo nesta data, como ação de protesto e sensibilização pública. Serão mantidas a  assistência nas urgências e emergências para que a população não sofra desassistência generalizada.

O Provedor da Santa Casa de Assis, Sebastião Carlos Aizo (Foto: Reprodução / Santa Casa)

O Movimento Tabela SUS-Reajuste já teve início em 2012 e vem promovendo diversos encontros e ações públicas para mobilizar a sociedade.

A defasagem da tabela de procedimentos do SUS impõe um déficit de R$ 5 bilhões por ano às instituições, responsável por uma dívida total de cerca de R$ 12 bilhões.

Nos últimos 10 anos houve um reajuste pelo SUS não linear de apenas 57,3%, enquanto, por exemplo, neste período o IGPM teve reajuste de 577,8%; Gasolina – 493,3%; Energia Elétrica – 539,4%; Água – 670%; Gás – 797,9% e Transporte Urbano – 862,7%.

Somente no Estado de São Paulo, as entidades filantrópicas respondem por 50,26% dos leitos públicos, realizando 50,78% das internações. Além disso, 56% das instituições estão localizadas em cidades com até 30 mil habitantes, assumindo posição estratégica para a saúde desses municípios, sendo os únicos a oferecerem leitos em quase 1 mil municípios de menor porte.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comerciante de Assis é assaltado

Vítima foi abordada por dois homens em uma moto preta.

Ciclismo de Assis conquista vários pódios na Copa ABD de Junqueirópolis

As provas foram disputadas em um percurso de 44 km para homens e 27 km para mulheres.

Maio tem 42,5% a mais de casos novos de Covid-19 em Assis do que abril

Assis totaliza 25.495 exames positivos desde o início da pandemia.