Coordenadora da Casa de Taipa realiza estágio na Pinacoteca do Estado

A Visita Técnica à Pinacoteca do Estado ocorreu de 13 a 15 de maio em São Paulo

Coordenadora da Casa de Taipa realiza estágio técnico na Pinacoteca do Estado (Foto: Divulgação)

O SISEM- Sistema Estadual de Museus, órgão da Secretaria do Estado da Cultura que reúne e articula todos os museus do Estado de São Paulo, promoveu uma Visita Técnica à Pinacoteca do Estado com intuito de capacitar e orientar os profissionais da área museológica acerca das ações e do trabalho realizado em diversos setores de um museu. O encontro ocorreu de 13 a 15 de maio em São Paulo com a participação da Coordenadora do Museu e Arquivo Histórico de Assis- Casa de Taipa, Paula Ternoval, setor pertencente à FAC (Fundação Assisense de Cultura).

A programação do estágio contou com palestras sobre o funcionamento dos principais setores responsáveis pelas atividades diárias da Pinacoteca: Educativo, Gestão Documental do Acervo, Conservação e Restauro, Produção e Montagem de exposições e Relações Institucionais. Também, o grupo participou de atividades nos laboratórios de restauro e reserva técnica, além da visita às exposições da Pinacoteca (Seis Séculos de Pintura Chinesa, do Museé Cernuschi de Paris), e na Estação Pinacoteca (Memorial da Resistência e Exposição Nemirovisky).

De acordo com Paula Ternoval, a experiência de se vivenciar o trabalho em grandes museus serve como incentivo para ações futuras. “É muito importante essa abertura, pois nos propicia um aprendizado de maneira concreta para, a partir daí, adaptarmos esse trabalho a nossa realidade”, enfatiza. “É possível realizarmos um trabalho de qualidade nas instituições do interior, basta ter vontade e o apoio de diversos segmentos da sociedade como Prefeituras, Fundações e da iniciativa privada”, conclui Ternoval.

O encontro ocorreu de 13 a 15 de maio em São Paulo com a participação da Coordenadora da Casa de Taipa, Paula Ternoval (Foto: Divulgação)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA