Facesp, regional de Marília, realiza reunião com entidades em Assis

Representando a Acia na reunião, estiveram os diretores Nilson Mello e Nami Sabeh

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) promoveu na manhã de ontem na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) reunião com representantes da regional administrativa 15 da Facesp quando foram discutidos os mais diversos assuntos. Na oportunidade, além dos presidentes das entidades,  esteve comandando a reunião o vice-presidente da regional administrativa 15 de Marília, Alair Mendes Fragoso. Representando a Acia na reunião, estiveram os diretores Nilson Mello e Nami Sabeh.

Ele comentou que o objetivo da reunião é integrar a região e melhorar ainda mais o relacionamento das associações comerciais com a Facesp. “Estamos levantando as necessidades locais das associações comerciais e transmitindo para a Facesp poder ajudar no que for possível”, salientou. Segundo ele, os principais problemas envolvem principalmente as associações comerciais pequenas que encontram dificuldades de receitas e serviços. Segundo ele, até há pouco tempo atrás, uma das receitas era as mensalidades dos associados, assim como os valores do SCPC. Todavia, houve uma mudança no quadro e a Facesp está procurando oferecer às associações comerciais sugestões de serviços para que possam encontrar novas receitas.

Além disso, Alair comentou que a Facesp está incentivando as entidades a promover os cursos oferecidos pelo Sebrae-SP, através de suas regionais. “O importante é que estas entidades tragam outros produtos que possam beneficiar os empresários e trazer uma maior união da classe empresarial”, frisou. Ele incentivou, neste aspecto, que os empresários participem cada vez mais das reuniões das associações locais. “Muitas vezes, o pequeno e o médio empresários muitas vezes ficam com receio de participar das reuniões das associações comerciais, porém, este é um erro, já que podem oferecer valiosas contribuições”, assegurou.

Um dos temas discutido na reunião foi o “Prêmio AC Mais” que consiste em premiar as associações comerciais que se destacam no dia a dia. As entidades que obtiverem maior destaque serão premiadas pela Facesp, recebendo certificados e suas experiências relatadas nas reuniões da Federação. Outro assunto discutido foi a questão do “Gastômetro”, ou seja, a Facesp vai oferecer diariamente em um prédio da cidade de São Paulo quanto os governos gastam e será possível às pessoas acompanharem isso no dia a dia. “Isso dá visibilidade para a Facesp naquilo que chamamos de marketing espontâneo”, ressaltou.

De acordo com Alair, também foi discutido na reunião a questão do Cofins. Ele comentou que este imposto está relacionado aos serviços prestados pelas associações comerciais. Ele lembrou que as entidades estão pagando por estes serviços, entretanto, a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), entrou com um pedido junto à Secretaria de Estado da Fazenda que informou não ser necessário recolher este tipo de imposto. Diante disso, a Acim pleiteou a devolução destes recursos pagos nos últimos cinco anos, o que acabou acontecendo.

#MAIS LIDAS DA SEMANA