Paraguaçu é a primeira cidade na região com TV Digital

A aprovação para instalação da TV Digital na cidade foi dada pelo Ministério das Comunicações

Prefeito Ediney e Celso Cação com Camila Santos, Carlos Agra e Hélio Kimelblat (Foto: Assessoria)

O Prefeito Municipal de Paraguaçu Paulista, Ediney Taveira Queiróz, recebeu na manhã de quinta-feira, 23 de maio, no Paço Municipal, a visita dos diretores da TV Tem, Sucursal da TV Globo em toda a região oeste do Estado de São Paulo, para o anúncio de uma grande notícia.

Paraguaçu Paulista obteve, nesta semana, a aprovação junto ao Ministério das Comunicações para a veiculação do sinal da TV Digital já a partir deste ano, conforme portarias e deliberações do órgão federal que disponibiliza isso para a Estância Turística.

Com isso, Paraguaçu Paulista passa a ser a única cidade da região oeste que já tem condições de operar em sinal digital. Em toda a área oeste de cobertura da TV Tem – Bauru apenas as cidades de Bauru, Lins, Araçatuba e agora Paraguaçu Paulista tem autorização para operar com sinal digital de televisão.

A notícia foi muito comemorada durante a visita dos diretores da TV Tem que se anteciparam em estar em Paraguaçu Paulista com a notícia e para solicitar que a Prefeitura faça as devidas adequações para que o sinal seja liberado assim que a Anatel conceder autorização para as novas instalações na cidade.

Segundo Hélio Kimelblat, Carlos Agra e Camila Santos, que foram recepcionados pelo Prefeito Ediney, pelo Chefe de Gabinete Eduardo Celso Cação e pelo Assessor de Comunicação, Valter Fortuna; as adequações podem ser feitas em no máximo 60 dias e, a partir deste tempo a cidade estará apta para a liberação do sinal.

A TV Digital é uma nova plataforma para a operação da televisão brasileira, possibilitando melhoria na qualidade dos sinais e o oferecimento de serviços interativos. Com a TV Digital, o sinal da TV é recebido sem interferências, ou seja, sem chuviscos, chiados, cores borradas, muito comuns nos canais analógicos. O Governo implantou o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) Em 2006, atravéz do Decreto 5.280, que estabeleceu as diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens e do Serviço de Retransmissão de Televisão.

Durante a transição do sistema de transmissão analógica para o SBTVD-T, que se encerra em 2016, a outorgada deverá veicular, simultaneamente, a programação em tecnologia analógica e digital. Findo este período, os canais utilizados para transmissão analógica serão devolvidos à União.

“Estamos felizes, pois buscamos sempre o melhor para a nossa população e essa conquista nos permite disponibilzar para a população o que tem de mais moderno em transmissão de sinal de TV, por isso, vamos reorganizar totalmente o local e as condições para esta transmissão, através da Assessoria de Comunicação, e no prazo previsto, no que depender de nós, ofereceremos o sinal da TV Digital para a nossa população” – comemorou o Prefeito Ediney.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA