Acia oferece serviço às comunidades assisense e regional

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30 para validação e informações das 8 às 18 horas.

O serviço é credenciado pela ICP Brasil que é quem regulamenta a certificação digital no País. (Foto: Reprodução / ACIA)

Em parceria com a Valid Certificadora, a Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) oferece aos empresários assisenses – e também da região – o serviço de certificação digital. A marca que a entidade comercializa é a AC ccertifica. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30 para validação e informações das 8 às 18 horas. O serviço é credenciado pela ICP Brasil que é quem regulamenta a certificação digital no País.

De acordo com o agente de Validação da Acia, Fernando Ribeiro Rocha, para que haja atendimento da certificação digital, é necessário hora marcada para as validações. Ele disse que o interessado deve acessar o site da Acia – www.aciaassis.com.br – e clicar no link Accertifica. Neste link, o interessado vai escolher o produto específico, e preencher a compra desejada. No final da compra, vai ter uma agenda eletrônica quando vai selecionar o dia e o horário de atendimento. Caso contrário, pode fazer o agendamento do atendimento através do telefone 3302-4405.

Fernando lembrou ainda que as empresas associadas da Acia obtém descontos especiais que podem chegar a 23%. A certificadora da Acia, segundo ele, pratica o melhor preço do mercado. Ele lembrou também que a entidade está mantendo contato com os contadores, pois será feita uma parceria com os escritórios de contabilidade. “Os profissionais da área contábil poderão entrar em contato com o Departamento de Certificação Digital para formalizar a parceria”, salientou.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL – Fernando explica que o certificado digital é um documento eletrônico que identifica seguramente pessoas, empresas, sistemas e informações no mundo digital. “Ele é fundamental nos dias de hoje, época em que as pessoas buscam qualidade de vida e precisam lidar com as obrigações cotidianas de firmar compromissos, assinar documentos e identificar-se perante instituições que exigem comprovação inequívoca da sua identidade”, afirmou.

Ele lembra que cada vez mais, pessoas e empresas têm experimentado os benefícios da tecnologia do certificado digital – um componente de inovação que aumenta extremamente o grau de confiança das transações eletrônicas. O seu uso promove o surgimento de novas soluções e serviços digitais que de outra forma não seriam suficientemente seguros e confiáveis.
Ele disse que as principais vantagens do uso do certificado digital estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. “É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade.

A lista de serviços que requerem o uso de certificados digitais cresce diariamente, permitindo trazer maior conforto às pessoas nas suas atividades profissionais”, frisou.

Fernando destaca que se a pessoa é um profissional e já possui certificado digital, saiba que ele: reduz custos e simplifica o seu dia a dia; reduz fraudes na comunicação digital, propiciando menor risco à sua experiência de liberdade na internet; aumenta a confiança em transações eletrônicas; diminui a burocracia; dispensa o reconhecimento de firma em cartório; atribui validade jurídica a documentos eletrônicos; aumenta credibilidade digital das partes envolvidas; é ecologicamente correto: mais economia e sustentabilidade; garante privacidade.

Fernando conta que se a pessoa é um profissional e ainda não usa Certificado Digital, saiba que com ele, ocontador, advogado, médico, corretor de seguros, gestor de empresa de qualquer segmento da indústria e de governo pode assinar e enviar eletronicamente: Declaração de Imposto de Renda, Notas Fiscais, SPED Fiscal e Contábil, simplificando a declaração das suas obrigações acessórias junto ao Fisco; acessar áreas restritas dos serviços da Receita Federal (e-CAC); assinar digitalmente documentos, como uma apólice de seguro, contratos de câmbio e de qualquer natureza, dispensando a impressão e reconhecimento de firmas em cartório; assinar e-mails; emitir procurações eletrônicas para participação em assembleias de acionistas; assinar e enviar documentos de faturamento envolvidos no atendimento médico-hospitalar (TISS); assinar e proteger o prontuário médico eletrônico do paciente; realizar operações de comércio exterior (Siscomex); acesso ao Sistema Prouni-Sisprouni pelas Instituições de Ensino Superior; acessar a Caixa Econômica Federal para envio do FGTS (Conectividade Social ICP).

VANTAGENS – As principais vantagens do uso do certificado digital estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade.

#MAIS LIDAS DA SEMANA