Diploma recebido por Malu Otero (Foto: Reprodução)
Diploma recebido por Malu Otero (Foto: Reprodução)

Professora aposentada desde 2012 da área de Espanhol da Unesp de Assis, Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz vem se dedicando à poesia com o pseudônimo de Malu Otero.

Nos meses de abril e maio, participou de uma série de eventos no México e no Peru, além de divulgar seu novo livro de poesias bilíngue (português/espanhol), com o título Entre nós os laços/ Nosotros, nudos y lazos.

Ele foi apresentado no México, onde, a convite da Unión Latinoamericana de Escritores, participou do 5º Encuentro de Escritores Hidalgo 2013 e da Semana de Lectura en Hidalgo, de 13 a 30 de abril de 2013, com uma extensa programação de atividades (palestra, oficinas, leituras, declamações), cobrindo várias cidades da província de Hidalgo.

Em seguida, esteve no Peru, participando do XIV Capulí (Lima, Trujillo e Santiago de Chuco), onde apresentou uma comunicação na Universidade de Trujillo, fazendo uma comparação entre César Vallejo e Chico Buarque de Holanda.

Também participou das homenagens à Trilogia, com uma premiação em Santiago de Chuco e recebeu o título de Visitante Distinguida em Cuzco por ter participado em duas dessas obras (Mil Poemas a Neruda; Cien de los Mil Poemas a Neruda e Mil Poemas a Miguel Hernández).

No México participou de evento na Universidad Tecnológica de Tulancingo, Ayuntamiento Municipal Constitucional de Tezontepec de Aldama, Escuela Soror Juana Ines de la Cruz – Tula, Escuela Secundaria General “Ignacio Zaragoza” – San Antonio Zaragoza, Municipio de San Salvador, Escuela Primaria General “Benito Juárez” – La Reforma, Ixmiquilpan, Hidalgo, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Preparatoria Universitaria Lic. “Jesús Ángeles Contreras”, Ayuntamiento Municipal de Ixmiquilpan, Presidencia Municipal de Actopan e Gobierno del Estado de Hidalgo. Secretaria de Educación Pública de Hidalgo.

No Peru, o Capulí Vallejo transcorreu em três cidades (2 dias em Lima, 1 dia em Trujillo e 3 dias em Santiago de Chuco). Na divulgação da trilogia, foi para Guadalupe, Chiclayo e Cusco. As atividades incluírm diversas atividades e premiações, como Trilce de Oro; – Huésped Ilustre de la ciudad de Guadalupe; Visitante Distinguida del Cusco; e Universidad Nacional de Trujillo – Instituto de Estudios Vallejianos – participante en la presentación de la trilogía mundial: Mil Poemas y adhesión al poeta universal César Vallejo.

“Foi tudo muito proveitoso, com palestras em universidades, colégios, recitais em praça pública, entrevistas em rádios, jornal e televisão, além de uma cerimônia realizada em Machu Pichu, com a oferenda da Trilogia aos Apus, cerimônia em quechua e em espanhol. Foi tudo muito mágico”, conta. “Agora estou sendo convidada para o lançamento dos Mil Poemas a Gonçalves Dias, no Maranhão, obra da qual participei”.

Malu recebeu ainda o seguinte comentário de Ernesto Kahan, Prof. Emérito Dr. Da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv, Israel, e Presidente ISRAEL IPPNW – Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear- IPPNW, sendo delegado para a cerimônia do Prêmio Nobel da 1985 para a IPPNW: “Os oemas do livro “Nosotros, nudos y lazos” são lindos. Têm lírica e atmosfera terna”, escreveu.

6 comentários
    1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

      1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

    1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

    1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

    1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

    1. Você precisa estar logado para ler o comentário.

Deixe um comentário

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

Ipem-SP realizará plantão de taxímetro em Assis

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Marília.

Assis guarda a história do oeste paulista e lugares incríveis para visitar

Assis é considerada a “cidade fraternal” do interior de São Paulo.

Há dois sepultamentos na região

Em Assis, não há sepultamento programado para esta sexta-feira.

Sepultamentos neste dia 3 de maio

Cinco sepultamentos programados para esta terça-feira, dia 3 de maio.