Prefeitura organiza evento em lembrança ao Dia Municipal do Ferroviário

A Estação Ferroviária Sorocabana foi o mais importante marco para o desenvolvimento do município de Assis.

Em 2005, a estação foi reformada, transformou-se em centro cultural, e em 2006 foi transformada em um Museu dos Ferroviários locais.

A Estação Ferroviária Sorocabana foi o mais importante marco para o desenvolvimento do município de Assis. A Estação Ferroviária de Assis foi aberta em 1914, e atendia, além da cidade, ao horto da Sorocabana que tinha o mesmo nome. Em 1926, ganhou um novo prédio, tendo sido a estação antiga adaptada como morada do pessoal de tráfego, em 1927. Acabou sendo reformada em 1938 e, em janeiro de 1999, o último trem de passageiros passou por ali…

Mas as memórias da Estação ainda continuam na cidade. Em 2005, a estação foi reformada, transformou-se em centro cultural, e em 2006 foi transformada em um Museu dos Ferroviários locais. Com isso, foram conservados objetos, documentos, máquinas e mobiliário expostos à ação do tempo, uma importante ação para preservar a memória da cidade.

Assim, foi instituída a lei municipal do Dia do Ferroviário, comemorada todo dia 30 de junho. E na manhã desta sexta-feira, dia 28, a Prefeitura de Assis em parceria com a FAC (Fundação Assisense de Cultura), organizou um café da manhã aos antigos Ferroviários, que fazem parte da história da cidade. Eles assistiram a documentários sobre a Estrada de Ferro Sorocabana e reviveram importantes conquistas do passado.

O Prefeito Ricardo Pinheiro Santana ressaltou a alegria em poder comemorar a data ao lado de pessoas que fazem parte da história e desenvolvimento de Assis.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA