Centro de Pesquisa em Ciências da Fema promove serviços de análise para municípios da Região

Em Maracaí o trabalho foi acompanhado pelos membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A responsável técnica do Cepeci, Profª Ms. Patrícia explica que o Cepeci tem colaborado na verificação da qualidade dos sistemas de tratamento de esgoto dos municípios.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema presta muitos serviços à comunidade de Assis e região. O Centro de Pesquisa em Ciências – Cepeci há mais de 15 anos tem colaborado com as comunidades, sendo muito procurado para promover serviços de analise de água para usos diversos, como água potável, agua para indústria e aguas de descarte – efluentes sanitários e efluentes industriais.

Segundo a responsável técnica do Cepeci, Profª Ms. Patrícia Cavani Martins de Mello, recentemente as Prefeituras da região tem procurado muito os serviços do Centro de Pesquisa da Fema para obtenção do Selo Verde do Município Verde Azul. “O Município Verde Azul é um Programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e visa implementar e viabilizar a gestão ambiental dos municípios paulistas através da contemplação de alguns requisitos na área de resíduos sólidos, de tratamento de água e na área de tratamento de esgoto”.

Neste sentido a Profª Patrícia explica que o Cepeci tem colaborado na verificação da qualidade dos sistemas de tratamento de esgoto. “Nós orientamos na coleta dos materiais, trazemos as amostras para o laboratório e realizamos as análises necessárias para o laudo, esclarecendo se o sistema de tratamento está funcionando e se está adequado ou não, ao que é exigido pela Legislação”.

Patrícia Cavani ainda explica que muitos foram os municípios para os quais o Cepeci já prestou serviços. Recentemente ela cita o trabalho realizado em Assis, Maracaí, Paraguaçu Paulista e Salto Grande.

Em Maracaí o trabalho foi acompanhado pelos membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a coleta dos materiais foi realizada em quatro pontos da Estação de Tratamento de Esgoto do município.

Em Maracaí o trabalho foi acompanhado pelos membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a coleta foi realizada em quatro pontos da Estação de Tratamento.

Segundo a responsável técnica do Cepeci Profª Patrícia Cavani os trabalhos de coleta e análise são promovidas pela Professora, pelos colaboradores do Centro de Pesquisa e ainda existe um trabalho de supervisão dos alunos do curso de Química da Fema que realizam estágio no Centro de Pesquisa. “Uma parte muito importante do trabalho de coleta e análise é realizado pelos alunos do curso de Química no momento em que eles estão aptos para fazer as análises laboratoriais”.

A Fema oferece licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial. O licenciado pode atuar no ensino médio, já o bacharel está apto a trabalhar em indústrias químicas, de alimentos, petroquímica e de derivados, entre outras. No programa de pós-graduação, a Fema oferece ainda o curso de Química Ambiental, primeira pós na área de exatas, direcionado ao estudo dos processos químicos que ocorrem no meio ambiente e promovem o melhoramento dos processos que envolvam o tratamento de resíduos de origem industrial e urbana, como efluentes gasosos, resíduos sólidos e esgotos. Para saber mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação da Fema acesse www.fema.edu.br.

#MAIS LIDAS DA SEMANA