Consultor do Sebrae-SP, de Marília, fala aos empresários sobre prêmio “MPE Brasil”

O prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae em parceria com Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A premiação da etapa paulista ocorre em 20 de novembro em São Paulo

Na noite de terça-feira, 6, o consultor de Qualidade do Sebrae-SP, regional de Marília, Flávio José dos Santos, promoveu uma palestra na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), falando a respeito do prêmio “MPE Brasil”. Esta mesma palestra havia sido feita anteriormente nas cidades de Marília, Garça, Paraguaçu Paulista e Pompéia.

De acordo com Flávio, o MPE Brasil valoriza as boas práticas de gestão nas micro e pequenas empresas e oferece um diagnóstico completo do negócio para que os participantes melhorem seus produtos e serviços e tornem-se mais competitivos. Além da chance de concorrer ao título de melhor empresa do ano, o empresário recebe um relatório gratuito sobre a situação da gestão do negócio, apontando os pontos fortes e os itens que podem ser melhorados. O cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet (www.premiompe.sebrae.com.br) ou em pontos de atendimento do Sebrae-SP espalhados por todo o Estado de São Paulo. Podem participar as empresas com receita bruta total de até R$ 3,6 milhões/ano.

São premiadas oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação e outros serviços, além de destaques em responsabilidade social e inovação.

A premiação da etapa paulista ocorre em 20 de novembro em São Paulo, quando são divulgadas as empresas do estado que disputam a fase nacional em Brasília, marcada para março de 2014. O prêmio MPE Brasil é promovido pelo Sebrae em parceria com Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Ele enfatizou que as inscrições para a 6ª edição do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sebrae, foram prorrogadas até o dia 16 de agosto. E para estimular a participação de empresários, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Marília promove uma série de palestras com o objetivo de orientar para o preenchimento do Diagnóstico de Gestão do prêmio.

“Com o diagnóstico preenchido, o empresário tem a oportunidade de fazer uma autoavaliação e se comparar às empresas do mesmo segmento. Dependendo da pontuação obtida, a empresa poderá ser a finalista no prêmio MPE”, afirma o consultor Flávio José dos Santos.

Ele lembra que duas empresas de Marília e região foram finalistas na etapa estadual: na edição de 2012, a NK Odontologia, de Pompéia, venceu na categoria Serviços de Saúde. Em 2011, na mesma categoria, a vencedora foi a Academia WorkBody, de Garça. “Outras empresas também se reinventaram ao verificarem as oportunidades de melhorar através deste diagnóstico”, acrescenta Flávio.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA