Professora da Universidade de Perúgia leciona na Unesp de Assis

Um dos temas é intersecções entre poesia, mito e história no Modernismo brasileiro

Vera Lúcia de Oliveira, da Facoltà de Lettere e Filosofia da Università degli Studi di Perugia, Itália (Foto: Vera Lúcia / Arquivo Pessoal)

Vera Lúcia de Oliveira, da Facoltà de Lettere e Filosofia da Università degli Studi di Perugia, Itália, estará na Unesp de Assis, de 5 de agosto a 4 de setembro, para desenvolver atividades de ensino e pesquisa em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Letras. Como professora, pesquisadora, tradutora e poeta, Vera Lúcia de Oliveira participa do programa de intercâmbio da Unesp, contribuindo para a internacionalização da Universidade, em especial no tocante a pesquisas e a métodos de ensino.

Durante o período, a Vera Lúcia terá colóquios com grupos de pesquisa, proferirá as conferências ?Poesia e conhecimento? e ?Caminhos da ficção brasileira das últimas décadas? e será responsável pela disciplina ?Intersecções entre poesia, mito e história no Modernismo brasileiro?, a ser oferecida de 5 a 9 de agosto. A disciplina contará com uma carga horária de 60 horas e valerá quatro créditos. Consta do rol de disciplina do Programa para o segundo semestre e será frequentada por alunos da Unidade local e por interessados de outras universidades.

Especialista em estudos literários brasileiros e italianos, Vera Lúcia de Oliveira graduou-se pela Unespa em 1981, transferindo em seguida para a Itália, onde cursou, em 1983, Especialização em Língua, Literatura e Cultura Italiana pela Università per Stranieri di Perugia.

Em 1991, concluiu a graduação em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas pela Università degli Studi de Perugia e, em 1997, doutorou-se em Línguas e Literaturas Ibéricas e Ibero-americanas pela Università degli Studi de Palermo, com uma tese sobre o Modernismo brasileiro. Atualmente, dedica-se à pesquisa e à docência na Facoltà di Lettere e Filosofia da Università degli Studi di Perugia, onde ministra, para o Mestrado, a disciplina Literaturas Portuguesa e Brasileira e desenvolve pesquisas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada e Tradução Literária.

Além disso, Vera Lúcia de Oliveira é reconhecida nos meios literários do Brasil e da Itália como ensaísta, tradutora e poeta, tendo recebido diversos prêmios pela sua ampla produção bilíngue. Dentre eles, cabe destacar o Prêmio Sandro Penna (Itália, 1988), o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras (2005), com o livro A Chuva nos Ruídos (Escrituras), o Prêmio Popoli in cammino (Itália, 2005), o Prêmio Internacional de Poesia Pasolini (Roma, 2006), o Prêmio Internacional de Poesia Alinari (Florença 2009). Por fim, em 2006, o seu livro inédito Entre as junturas dos ossos recebeu do Ministério da Educação do Brasil o Prêmio Literatura para Todos e foi publicado pelo MEC e distribuído nas bibliotecas de todo o País.

#MAIS LIDAS DA SEMANA