Sincomerciários de Assis participa de protesto em Marília

Na pauta estava também um aumento no valor da aposentadoria de quem recebe acima do salário mínimo, atualmente, R$ 678.

Sindicalistas protestaram na última terça-feira em frente ao prédio do INSS, em Marília. Os diretores do Sincomerciários de Assis, Mauricio Costa e Manoel Carlos Cipriano marcaram presença no movimento que pede o fim do fator previdenciário, que leva em consideração o tempo de contribuição e a idade do trabalhador.

Os diretores do Sincomerciários de Assis, Mauricio Costa e Manoel Carlos Cipriano marcaram presença no movimento

Na pauta estava também um aumento no valor da aposentadoria de quem recebe acima do salário mínimo, atualmente, R$ 678. Com protestos previstos para acontecer em várias cidades do país, os sindicalistas esperam conseguir agendar uma reunião com o governo federal para tratar das reivindicações.

Entenda o que é o fator previdenciário
O fator previdenciário é uma fórmula que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida dos brasileiros no momento da aposentadoria. Assim, quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de sobrevida, menos o fator previdenciário e, portanto, menos o beneficio recebido. Quanto mais velho e quanto maior for o tempo de contribuição do trabalhador, maior será o valor da aposentadoria.

Foi instituído em 1999, com a Lei 9.876, para incentivar o segurado do INSS a adiar sua aposentadoria, prolongando o tempo de contribuição. Com isso, a ideia seria equilibrar receitas despesas da Previdência Social, reduzindo o déficit previdenciário.

#MAIS LIDAS DA SEMANA