Vale Paranapanema tem posto de coleta de pilhas e baterias em Assis

População e colaboradores podem depositar pilhas e baterias de todos os tipos para reciclagem

Vale Paranapanema tem posto de coleta de pilhas e baterias em Assis

Todo o lixo que é produzido, seja em casa ou no ambiente de trabalho, pode sim, ser reciclado. Separar materiais antes que sejam descartados em lixões e aterros evita danos ambientais.

No caso de pilhas e baterias, independente do tamanho e tipo, nunca faça o descarte em lixo comum. “Estes materiais possuem metais como cádmio, chumbo e mercúrio, é preciso depositá-los em postos de coletas específicos, como este que estamos disponibilizando na Vale Paranapanema”, disse a Coordenadora de Meio Ambiente, Bruna Cruzeiro Lopes.

Segundo a coordenadora, foi firmada uma parceria com a CIVAP (Consórcio Intermunicipal Vale Paranapanema) de Assis, e todo o material descartado será descarregado o barracão do projeto ECO.VALEVERDE, e emitido certificado para a concessionária de acordo com a legislação e normais ambientais.

“Os metais pesados que encontramos em pilhas e baterias não se degradam, depositados em lixões e aterros sanitários, podem vazar, contaminar lençol freático, solo, rios e causar danos irreparáveis ao meio ambiente. Estamos contribuindo para descarte ecológico destes materiais, clientes e os colaboradores podem depositar em nosso posto de coleta, os materiais descartáveis”, concluiu a engenheira.

A Doutora em Ecologia, Encarnita Salas Martin, chefe do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente destaca que as práticas comuns do dia a dia que podem interferir diretamente no esgotamento das reservas naturais. “O fato de separarmos o lixo seco (materiais recicláveis) do lixo úmido (orgânicos) contribui para o não acumulo de resíduos nos lixões e ainda gera renda para muitas famílias que sobrevivem da coleta seletiva”, ressalta.

A docente revela ainda que, as discussões em torno dos problemas relativos ao meio ambiente iniciaram nos anos 70, mas ganharam força após a Rio 92. “É evidente um avanço na mudança de comportamento das pessoas, e principalmente, das empresas, que antes visualização o lucro e hoje, tentam ponderar tudo numa balança, lucrar sim, mas investir no socioambiental, também”, reforça.

O posto de coleta fica disponível na Agência de Atendimento da Vale Paranapanema em Assis, na Av. Smith Vasconcelos, 462, das 8h às 16h.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA