Conselheiros do COMUD participam de curso de Capacitação em São Paulo

Durante todo o dia, os conselheiros participaram de palestras, oficinas e troca de experiências.

Edgar Rodrigues, Solange Campanatti, João Maria Correia Filho e João Paulo Scaramboni (Foto: Assessoria)

O CONED – Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu no dia 20 deste mês o 1° Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais sobre Drogas no Estado de São Paulo. O que foi considerado um passo importante para o fortalecimento da política estadual, como afirmou o presidente do CONED, João Maria Corrêa Filho.

Os representantes do Conselho Municipal sobre Drogas de Assis – COMUD, Edgar Rodrigues, Solange Campanatti e João Paulo Scaramboni (respectivamente presidente, vice-presidente e secretário) e representantes das outras cidades da região metropolitana e do interior de São Paulo, lotaram o auditório da Secretaria de Administração Penitenciária, onde ocorreu o evento.

Durante todo o dia, os conselheiros participaram de palestras, oficinas e troca de experiências. “Sem dúvida participar neste evento permitiu conhecer realidades distintas, e suas problemáticas, bem como possibilitou propostas de intervenção nas políticas municipais sobre drogas” ressaltou Edgar.

O encontro contou ainda com Vitore Maximiano, atual secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, que considerou a necessidade de qualificar cada vez mais esse debate e consolidar políticas que consigam reconhecer a extrema vulnerabilidade em que vivem os dependentes.

O coordenador Estadual de Políticas sobre Drogas, Mário Sérgio Sobrinho, mencionou a articulação feita pela Secretaria da Justiça para manter o alinhamento das políticas com todas as entidades que lidam com o tema. “Buscamos atuar em consonância com a comunidade e com as ações que são desenvolvidas em âmbito federal e municipal”, destacou.

O evento facilitou aos participantes a possibilidade de elaborar planos de ações de enfrentamento às drogas e de prevenção ao uso, de forma a serem aplicados nos municípios. Além de aprofundar conceitos sobre drogas e dependência química, o evento também abordou o funcionamento das comunidades terapêuticas e do cartão recomeço que é um benefício que será usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas.

O cadastramento de entidades do Estado para tratamento voluntário de dependentes, por meio do Programa Recomeço, é feito pela Secretaria da Justiça. Marta Elena Reis, assessora técnica da Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça, apresentou o “Roteiro de Visita Técnica para Serviço de Atenção aos Usuários de Substâncias Psicoativas de Caráter Residencial – Comunidades Terapêuticas”.

Segundo assessoria, a Prefeitura de Assis garante total apoio na disponibilização de recursos para a efetivação dos trabalhos dos Conselheiros do COMUD, em atenção à melhor qualidade de vida de toda a população.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA