Fema realiza de 23 a 28 de setembro a 24ª Semana de Informática

A programação da Semana de Informática é diversificada e envolverá palestras, tutoriais, minicursos, mesa redonda com ex-alunos, Linux Day.

Coordenador da área de Informática da Fema, Prof. Dr. Alex Poletto.

No próximo dia 23 a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, por meio da Coordenadoria de Informática realizará a 24ª Semana de Informática, que neste ano traz o tema “Desafios e tendências para a área de TI.

A Semana acadêmica tem por objetivo discutir desafios e tendências para a área de Tecnologia da Informação (TI) em âmbito nacional, ampliando o foco de discussões da comunidade acadêmica, no sentido de preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Neste sentido, o coordenador dos cursos da área de Informática da Fema, Prof. Dr. Alex Poletto, explica que também se pretende com o evento analisar novas tecnologias, ampliar e desenvolver canais de inserção dos alunos no mercado de trabalho, desenvolver nos alunos o espírito empreendedor e ampliar as pesquisas, no sentido de contribuir para o desenvolvimento Científico-Tecnológico.

A programação da Semana de Informática é diversificada e envolverá palestras, tutoriais, minicursos, mesa redonda com ex-alunos, Prêmio ADA de Programação, Linux Day.

Segundo o Coordenador será uma semana toda de atividades, “No dia 23, teremos na palestra de abertura o Prof. Dr. Marcos Cavalcanti (COPPE/UFRJ) que falará sobre Big Data, um assunto muito novo e que vem surgindo para empresas que trabalham com desenvolvimento de software e que necessitam armazenar grandes volumes de dados. Na terça-feira, dia 24, continuamos com a palestra sobre Realidade Aumentada com Tiago de Gaspari da UNESP de Bauru, que também traz um tema novo ligado a computação gráfica e que envolve tecnologia, informática, televisão, comunicação e que é muito interessante”.

Ainda segundo Dr. Alex Poletto nos dias 25 e 26 serão oferecidos aos alunos da Fema e comunidade em geral, dez minicursos e tutoriais de assuntos específicos da área de informática. Na sexta-feira, 27, ocorrerá a tradicional mesa redonda formada por ex-alunos da Fema e que hoje estão integrados ao mercado de trabalho na área de TI, que retornam a convite da Fundação para compartilhar e falar sobre suas experiências. “A mesa redonda é um dos momentos mais esperados pelos alunos, pois convidamos ex-alunos que estão trabalhando na área de TI e que vem prestar depoimentos sobre suas experiências, desde a saída de Assis, após a conclusão do curso, até onde eles estão hoje. Nós temos ex-alunos que hoje atuam na Oracle, na SAP, em outras grandes empresas da área e que estarão conosco neste dia”.

Encerrando a 24ª Semana, no dia 28 ocorrem na Fema o Prêmio Ada Byron King de Programação, que envolverá uma disputa entre os alunos, nos quais eles deverão solucionar problemas colocados pelos professores em menor tempo possível e o Linux Day, que promoverá durante todo o dia conhecimentos e instalação de softwares livres.

A Semana de Informática da Fema ocorre de 23 a 28 de setembro, as atividades ocorrerão no campus da Fema, com exceção no dia 27, quando a mesa redonda prevista para este dia acontecerá no Victória Hall. O evento conta com o apoio de diversas empresas da área de TI: Web Manager, VSM Informática, TOTVS/PRX Lima Software, Komeia Interativa e Techsite.

Para efetuar a inscrição ou para conferir a programação completa da 24ª Semana de Informática acesse www.fema.edu.br e clique no banner do evento na página inicial.

Semana de Informática da Fema ocorre de 23 a 28 de setembro.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA