8º Ciclo Mercadológico apresenta empreendedorismo e criatividade

O evento foi realizado pela Coordenadoria de Ciências Gerenciais da Fema envolve alunos do 2º ano do curso de Administração.

Grupo Propulse 3º colocado.

A oitava edição do Ciclo Mercadológico da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema superou todas as expectativas e mostrou toda a competência de planejamento, empreendedorismo e criatividade dos alunos do curso de Administração da Fema.

O evento realizado pela Coordenadoria de Ciências Gerenciais da Fema envolve alunos do 2º ano do curso de Administração e tem como objetivo integrar a teoria aprendida na sala de aula às vivências práticas de planejamento, gestão, empreendedorismo e trabalho em equipe.

Para coordenador da área de Ciências Gerenciais da Fema, Prof. Ms. João Carlos da Silva o evento é extremamente importante, pois integra o conteúdo teórico da disciplina de Administração Mercadológica a vivência prática. “O Ciclo tem uma vertente empreendedora e promove inicialmente um embasamento teórico e em seguida uma aplicação prática deste conteúdo e constitui uma estratégia cada vez mais presente no mundo acadêmico”.

Os três dias de evento envolveram cerca de 80 alunos, divididos em grupos e com temáticas diferentes, os quais apresentaram suas empresas e produtos, inovando e surpreendendo a banca examinadora, que neste ano foi composta pelos profissionais: Fabrício Takaasi, diretor de criação da MCP Comunicação, Profª Ms. Ana Luisa Antunes Dias, coordenadora da área de Comunicação da Fema, Aristeu Rodrigues, professor e representante da Center Formatura, Alex Caligaris da TV Fema e Agência Madre, Nicanor Guerreiro Filho, diretor de Planejamento e Mídia da Quest Comunicação e Fernando Rocha, representando a Acia e a Jucesp.

No primeiro dia se apresentaram os grupos: “Patchwork” de moda com aproveitamento de retalhos; “Dom Visconde” de calçados biodegradáveis. Na terça-feira, dia 01, se apresentaram os grupos: “Power Beets – proteína para campeões”, que apresentou uma barra de proteína à base de beterraba, “Cone Fruit” um cone doce com recheio de chocolate e frutas e “Inbox Container” de construção de casas ecológicas a partir de containers. Na quarta-feira, se apresentaram os grupos: “Di Pele”, que apresentou um sabonete líquido removedor de odores e “Propulse” com pulseiras de identificação.

Outro destaque do evento, segundo o Coordenador, foi à contribuição do curso de Publicidade e Propaganda da Fema nos trabalhos dos grupos. “Este evento atua na interdisciplinaridade e integra alunos do curso de Administração com os do curso de Publicidade e Propaganda, promovendo um aprendizado para ambos sobre as exigências do mercado e principalmente de trabalho em equipe”. Outra colaboração, já tradicional no evento, relacionado a participação do curso de Publicidade e Propaganda é o concurso de cartazes. Nesta atividade são envolvidos diretamente alunos do 2º ano de Publicidade e Propaganda que durante a disciplina de Planejamento Gráfico, ministrada pela Profª Ms Gisele Maria Silveira realizam, em grupos, o planejamento e criação da peça publicitária que estampará o evento no ano de 2014. Para a criação dos trabalhos eles integram o conteúdo apreendido em sala de aula, as características do evento, toda criatividade e muito talento. Neste ano o cartaz selecionado foi criado pelos alunos Bianca Melo, Igor Barros, Gustavo Campanin, José Carricondo e Jussara Nascimento.

Para o Coordenador do curso de Administração da Fema o evento foi um grande sucesso, alcançando todos os objetivos propostos, “Acreditamos que a academia e o mercado estão em constante dialogo para promover e aperfeiçoar a própria área. Por isso, a Coordenadoria da área de Ciências Gerenciais, precisa estar atenta para os desafios que o mercado está impondo ao cotidiano das empresas. Muitas vezes precisamos sair do estilo tradicional e mudar a forma de ensinar nossos futuros administradores. Temos que ensiná-los para o mercado dos dias de hoje”.

Durante os dias do evento além das apresentações os participantes assistiram também ao cantor Vitor Alves e ao Grupo de Capoeira Abadá. O evento também contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Assis – Acia, Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Centro de Integração Empresa-Escola – Ciee e Conselho Regional de Administração – CRA. E apoio cultural das empresas TOTVS – Soluções em Gestão Agroindustrial, Conti Cola, Suprema, Atração Fiat, Z5 Comunicação, 3 Tons, Nação Verde, LDDS Multiverso e Mona-Vie – Industria de Bem Estar. Além de diversas empresas de Assis que participaram em contribuição aos grupos dos alunos, patrocinando as ideias e produtos apresentados.

A premiação foi realizada na noite de sexta-feira pelo professor e coordenador de Administração, Ms. João Carlos.

No último dia do Ciclo Mercadológico os alunos ainda participaram de um grande sorteio promovido com o apoio de empresas locais: George Confecções, Cinderela, Utilar, Paulistana, Carmen Steffan, Mona-Vie, Velvet, Terence, Nadia Confecções, Sol e Lua, Empório Custódio, Cacau Show, Arca Decorações, Valença Lingerie, Lupo, RH Sports, Contra-Mão, Ana Ferrari, Santa Lola, Lalucci, Ayra, Mary Carvalho, Bendita Frescura, Pietra, Jolie e Pepe Lemoko.

No dia 04, sexta-feira, durante a Festa das Nações foram realizadas as premiações para os 1°, 2° e 3° melhores lugares dos grupos selecionados pelos jurados. Foram os ganhadores da oitava edição do Ciclo Mercadológico: 1º Lugar – “CONE FRUIT”, 2º Lugar “DI PELE” e, 3º Lugar “PROPULSE”.

Para saber mais sobre os eventos e sobre o curso de Administração da Fema acesse www.fema.edu.br.Veja mais fotos na galeria abaixo:

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA