Escritores fundam Associação e se reúnem no próximo sábado

A entrada é franca, aberta aos interessados em geral, tanto de Assis quanto de outras cidades, escritores ou não.

Liderados pelo professor, filósofo e novelista Márcio Alexandre da Silva, um grupo de escritores reúne-se neste sábado, 26 de outubro, às 17h, nas dependências da Câmara Municipal de Assis, com a finalidade de dar os passos iniciais e promover as primeiras discussões para fundar Associação que represente a categoria na região do Vale do Paranapanema.

Utilizando-se da internet e, principalmente, das redes sociais, Márcio entrou em contato com criadores literários, críticos, professores, editores, jornalistas e escritores técnicos (os que escrevem livros não ficcionais) conscientizando-os da necessidade de criar entidade que represente o grupo tanto nas esferas culturais quanto nas administrativas e políticas, defendendo a ampliação das atividades literárias.

“Nossa intenção é saber quantos escritores somos, o que publicamos ou que vamos publicar, quais nossas áreas dentro e fora da criação literária, onde moramos, quais são nossas dificuldades, que frustrações e obstáculos enfrentamos individualmente e quais caminhos podemos traçar para valorizar o escritor regional, apostando na criação e consolidação da identidade literária”, informa Marcio Alexandre da Silva.

Inspirado no modelo da Associação Gaúcha de Escritores, que tem entre seus fundadores Luiz Antônio de Assis Brasil, Lya Luft e Moacyr Scliar, o objetivo do professor de filosofia é, além de dar voz e vez aos escritores, estimular os alunos a investirem tempo e conhecimento na criação literária, atividade que, se no primeiro momento atinge aspecto quase integralmente lúdico, posteriormente habilitará jovens e adultos na produção competente de textos não apenas ficcionais, mas também técnicos, que os ajudarão em aprovações em concursos públicos ou nos processos seletivos das universidades. “É uma oportunidade ímpar”, resume Márcio Alexandre da Silva.

O primeiro contato entre escritores com vistas a fundar Associação da categoria acontece neste sábado, 26 de outubro, às 17h, na Câmara Municipal de Assis, localizada na Rua José Bonifácio, nº 1001. A entrada é franca, aberta aos interessados em geral – tanto de Assis quanto de outras cidades, escritores ou não.

#MAIS LIDAS DA SEMANA