Alunos da rede municipal participam do “Catalendas” no Inter Assis

O projeto reuniu mais de mil crianças e adolescentes na Aprumar (Associação dos Produtores Rurais do Município de Assis e Região).

Alunos da escola Alides Celeste durante atividade no Catalendas (Foto: Amandla Rocha)

Alunos da rede municipal de ensino participaram no dia 14 de novembro do “Catalendas”, um dos projetos sociais do Inter Assis 2013. O projeto reuniu mais de mil crianças e adolescentes na Aprumar (Associação dos Produtores Rurais do Município de Assis e Região).

Segundo a coordenadora do “Catalendas”, Larissa Traina, estudante de engenharia biotecnológica da Unesp de Assis, o objetivo do projeto foi levar um evento diferente para as crianças da cidade. Para isso, foram desenvolvidas cinco atividades, que ocorreram durante todo o dia.

A feira de ciências tinha o objetivo de proporcionar às crianças um tipo de aprendizado diferente do ensinado em sala de aula. No planetário, a intenção era instigar nos visitantes a busca por novos conhecimentos. Na feira do livro e na contação de histórias, o objetivo era despertar nas crianças o gosto pela leitura. E na feira de profissões, a intenção era aproximar as crianças do mundo universitário e os adolescentes, da vida profissional.

A professora Ana Célia Marquesini, do quarto ano do ensino fundamental da EMEF Firmino Leandro, levou 15 alunos ao “Catalendas” e gostou da experiência. De acordo com ela, as crianças estavam bastante curiosas nas atividades. “Os alunos gostaram de todas as atividades, especialmente da feira de livros e da contação de histórias. Esse tipo de projeto contribui bastante na formação das crianças e agrega muito conhecimento”, afirmou.

Alunos da EMEIF Alides Celeste Razaboni Carpentieri também participaram do “Catalendas”. Doze crianças participaram das atividades, acompanhadas pela professora Cibele Escobar de Oliveira. Segundo ela, o objetivo foi fazer com que as crianças tivessem contato com as feiras e vissem na prática o que é ensinado na escola.

O aluno João Vitor Sobrinho Fias, do primeiro ano do ensino fundamental da escola Alides Celeste, se encantou na feira de ciências e afirmou que quer ser biólogo. “Eu vi um tubarão de verdade e adorei. Gosto muito de animais e foi legal participar da feira de ciências. Quando crescer quero ter contato com muitos animais”, disse o aluno.

De acordo com a organização do “Catalendas”, o projeto teve a participação de mil crianças e 100 adolescentes. Foram convidados estudantes das escolas municipais, escolas estaduais e particulares com Ensino Médio e cursinhos pré-vestibular.

O Inter Assis foi realizado de 13 a 17 de novembro e teve o objetivo de promover o esporte, a integração e o intercâmbio social, esportivo e cultural entre os universitários. Todos os 22 campi da Unesp participaram do Inter Assis, que trouxe para a cidade cerca de 10 mil pessoas, entre atletas, estudantes e pessoas que vieram assistir aos jogos ou participar das festas.

Alunos da escola Firmino Leandro participaram do Catalendas (Foto: Amandla Rocha)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA