Curso de Publicidade e Propaganda da Fema realiza Saraus

Os eventos envolvem alunos do 2º ao 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda, e oportunizam espaço para apresentação de trabalhos.

O primeiro Sarau foi protagonizado pelos alunos do 4º ano de Publicidade e Propaganda da Fema.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, por meio da Coordenadoria da área de Comunicação, e coordenação direta da Profª Drª Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, realiza neste mês três Saraus. Os eventos envolvem alunos do 2º ao 4º ano do curso de Publicidade e Propaganda, e oportunizam espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos durante o curso.

O primeiro Sarau ocorreu esta semana com a participação dos alunos do 4º ano de Publicidade e Propaganda, que apresentaram trabalhos de vídeo, foto, poesias, contos e pintura em tela. A abertura foi marcada pela apresentação do cantor assisense André Melo, reconhecido pelo talento e pelos anos de dedicação à música e cultura brasileira. O cantor, que é pai da aluna do curso de Publicidade, Elisa Miguel Melo, afirmou que o convite proporcionou um momento especial em sua carreira, “Entre as diversas participações que fiz, este foi um momento especial, principalmente pelo fato de estar junto da minha filha. Vejo este evento com muito otimismo, porque acho que o ensino não ocorre só na sala de aula e este Sarau é uma forma de dar continuidade ao aprendizado. Ao ser convidado fiquei pensando o que fazer para colaborar com tudo isso e percebi que tinha que aproveitar o tempo que estaria aqui para passar alguma informação sobre a fonte da nossa cultura, ligada à música, ao cinema e teatro, e à dramaturgia em si, pois acho que ela existe também na música, então, tentei passar um pouco disso, sobre a fonte, a música antiga, a moderna e a força disso tudo na minha história, de conhecimento da música e do que vejo hoje. Me senti honradíssimo em ser convidado e me soou como um reconhecimento à minha história e o artista não vive sem isso, ninguém escreve nada para deixar na gaveta, assim foi uma satisfação enorme participar deste Sarau”.

Os Saraus são organizados pela Profª Drª Eliane Galvão, que explicou que o objetivo é permitir que os alunos vivenciem, além do contato com a Arte, situações práticas na organização de eventos, “A proposta é que os alunos aprendam com os Saraus a organizar eventos, pois, a partir desta organização, eles criam uma identidade visual, uma logomarca, um spot de rádio e aprendem a decorar o espaço conforme o tema proposto. E cada série, do 2º ao 4º ano, tem uma logomarca, tema e slogan próprio. O tema do Sarau do 4º ano, por exemplo, é “Finalmente”, e a criação ficou como “(In)formandos”, já que eles estão concluindo o curso. E nas apresentações destes alunos tivemos muitos trabalhos de autorias próprias, como música, poesias, fotografia e telas. Foi, sem dúvida, um Sarau também Midiático, até porque este é o perfil do curso”.

A Doutora, ainda, frisou que o evento oportunizou espaço para a exposição de trabalhos pessoais dos alunos. “Tivemos expostos no hall da Biblioteca neste primeiro Sarau, uma mostra de quadros, “Olhos sobre Telas”, da aluna Mônica; textos da aluna Jéssica Belotti, e a apresentação de fotos da aluna Elisa. Enfim, o evento trouxe trabalhos autênticos, que os alunos criaram e produziram ao longo dos anos e durante as aulas de Comunicação e Expressão”.

Para a aluna Jéssica Belotti, que expôs seis textos e declamou um, o Sarau foi muito significativo, “Trazer meus textos para o espaço acadêmico e compartilhar com colegas de curso e o público em geral, foi gratificante. Assim tive um retorno, sabendo o que as pessoas acharam e isso é diferente de deixar escondido no livro. O evento me ofereceu a oportunidade de expressar para as pessoas meus pensamentos e sentimentos”. Jéssica contou que há muito tempo escreve, mas deixava seus textos guardados e mostrava apenas para as pessoas mais íntimas. A oportunidade de compartilhar seus trabalhos, segundo ela, surgiu no ano passado durante um trabalho da disciplina da Profª Eliane Galvão, na qual tínhamos que escrever um livro para doar no Dia das Crianças. Assim fui juntando os trabalhos que eu tinha, escrevi outros novos e, em seguida, a professora me incentivou falando que eu tinha potencial e que deveria investir nele”.

Outro trabalho apresentado durante o evento foi promovido pelos alunos Lucas Decarli, Rafael Portes, Vitor Hugo, Alan Pereira e Dayane Oliveira, com o objetivo de oferecer aos participantes um momento de imersão sensorial ligado ao rádio. “Nossa proposta foi resgatar a cultura de ouvir rádio nas décadas passadas, principalmente, nas décadas de 70 e 80, quando o momento em família do ouvir o rádio era quase um evento. Naquela época, as famílias ouviam o rádio de tal forma, que paravam o que estavam fazendo, se sentavam geralmente na sala e toda a atenção daquele momento era voltada para o rádio. Então, nós tentamos justamente resgatar esta sensação e oferecer isto às pessoas. Colocamos uma mesa de época no centro do palco, um rádio de 1969 e uma iluminação especial, de forma que toda a atenção se voltou para o rádio. Por isso, batizamos o Projeto de Imersivo, por justamente levar o público a uma imersão sensorial, principalmente para nós jovens que não vivenciamos esta época e o resultado foi muito bacana”.

A Profª Eliane Galvão ainda informa que os próximos Saraus ocorrerão nos dias 12 (2º ano de Publicidade) e dia 25 (3º ano). Os Saraus são abertos ao público e ocorrem no Anfiteatro da Fema, sempre a partir das 19h30.Veja mais fotos na galeria abaixo:

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA