Desfile, juramento, pira olímpica e música abrem o Inter Assis 2013

Competições esportivas e festas serão realizadas até domingo. Cidade recebe dez mil pessoas

Cheerleaders na abertura do Inter Assis, no ginásio Jairão: competições esportivas e festas (Amanda Rocha/Lettera Comunicação)

Uma animada festa realizada nesta quarta-feira, dia 13, abriu oficialmente a 13ª edição do Inter Assis. O evento ocorreu no ginásio Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão, e teve a participação de universitários dos 22 campi da Unesp. Até domingo, eles disputam 12 modalidades esportivas e se divertem em festas diurnas e noturnas.

O ex-velocista Claudinei Quirino, medalha de prata nas Olimpíadas de 2000, em Sydney, na Austrália, e ouro no Pan-Americano de 1999, em Winnipeg, no Canadá, era esperado para a abertura. No entanto, um imprevisto o impediu de participar do evento.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Liga Interuniversitária, Marcelo Leite, pela presidente da Atlética da Unesp de Assis, Maria Rita Melo Barcellos, pelo diretor da Autarquia de Esportes de Assis, Márcio Correia, e pela vice-prefeita de Assis, Lenilda de Araújo Lins Ramos dos Santos.

Até o ano passado, a competição era conhecida como InterUnesp. A partir de 2013, recebe o nome da cidade-sede. O objetivo do Inter Assis é promover o esporte, a integração e o intercâmbio social, esportivo e cultural entre os universitários. São valorizados os esportistas que ao longo do ano dividem o tempo entre estudos e treinamentos.

O estudante de letras Vensam Iala, da Guiné Bissau, acende a pira olímpica (Amanda Rocha/Lettera Comunicação)

A festa que abriu o Inter Assis teve várias atrações, como o desfile das delegações, juramento do atleta lido pela universitária Beatriz Oliveira Leme, de Assis, acendimento da pira olímpica e apresentações musicais. Uma exibição da bateria da Unesp de Assis animou quem estava nas arquibancadas e encerrou o evento de abertura.

O estudante Marcelo Garuffi, que completou 25 anos no dia da abertura oficial e é mestrando em educação física na Unesp de Rio Claro, vai participar das festas e competir na natação e no atletismo. Ele destacou a quantidade de modalidades esportivas e de atletas no Inter Assis, e afirmou que espera jogos de bom nível.

A universitária Lara Oliveira de Britto, 21 anos, é estudante de psicologia na Unesp de Assis e planeja torcer pelas equipes esportivas do seu campus e aproveitar as festas. Ela destacou a oportunidade de receber amigas que estudam em outros campi da Unesp e afirmou que está na expectativa para o show do Bonde do Tigrão, no sábado.

A animação da torcida no início da competição que movimenta Assis (Amanda Rocha/Lettera Comunicação)

Expectativa
O Inter Assis contará com a participação de dois mil atletas. Competirão universitários dos 22 campi da Unesp: na primeira divisão, Bauru (atual campeã), Presidente Prudente, Rio Claro, Botucatu, São José do Rio Preto, Guaratinguetá, Assis, Araraquara, Jaboticabal, Araçatuba e Registro. Na segunda divisão, Franca, Sorocaba, Tupã, Ilha Solteira, São Vicente, Itapeva, São José dos Campos, Ourinhos, Dracena, Rosana e Marília.

As 12 modalidades esportivas no InterAssis são as seguintes: futebol de campo, handebol, basquete, vôlei, futsal, tênis de campo e de mesa, vôlei de areia, judô, natação, atletismo e xadrez. A organização espera a presença de dez mil pessoas, entre estudantes, atletas e pessoas que vão assistir às competições ou participar das festas.

Projetos sociais
O Inter Assis 2013 também terá dois projetos sociais, o “Inter Recicla” e o “Catalendas”. O “Inter Recicla” tem o objetivo de planejar as atividades dos jogos de forma a conscientizar os participantes a destinar os resíduos sólidos de maneira sustentável.

O “Catalendas” visa expor a pluralidade de profissões e suas funções na sociedade aos alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de Assis que servirão de alojamento para os estudantes.

#MAIS LIDAS DA SEMANA