Jogos universitários ‘InterAssis’, geram mais de 500 empregos

Organizado pela Usina Universitária, evento reunirá 2,5 mil atletas de 22 campi, entre os dias 14 e 17

Mais de 500 empregos indiretos gerados e R$ 8 milhões em negócios em 4 dias é a estimativa da Usina Universitária, organizadora dos jogos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que acontece na cidade de Assis, entre os dias 14 e 17 de novembro.

De acordo com Mikhael Nakad, sócio da empresa organizadora, em seis meses de preparação, o InterAssis movimentou a economia da cidade e da região, proporcionando novos postos de trabalho para pessoas de todas as idades nas áreas financeira, de produção, estoque, controle de acesso, coordenação de bares e de segurança. “Agora, contratamos barman, seguranças, carregadores e montadores, por exemplo”.

O Inter Assis envolve uma grande produção: 10 dias de montagem e 10 para desmontagem, 20 carretas de equipamentos que serão usados em quatro dias de competições esportivas, divididas em 12 modalidades, entre elas, basquete, futsal, handebol. A expectativa é a de que participem 2,5 mil atletas, de 22 campi da Unesp. O público estimado durante os jogos é de 6 mil pessoas por dia.

Além de competições, o InterAssis também terá atrações musicais. Durante o dia, a concentração dos universitários será nas tendas diurnas, que devem receber 12 mil pessoas por dia. À noite, serão realizados shows com atrações como Homem de Lata, Planta e Raiz, Fausto e Martim, Bonde do Tigrão, Banda Eva e Turma do Pagode. O público esperado para os eventos noturnos é de 10 mil pessoas.

As tradicionais festas estão sendo divulgadas nas redes sociais (Foto: Divulgação)

InterUnesp
Realizado desde 2001, o InterUnesp é considerado o maior evento de jogos universitários do Brasil, e reúne anualmente graduados e pós-graduados da Universidade Estadual Paulista. É a primeira vez que a organização fica a cargo da Usina Universitária. A partir de 2013, o evento assumirá o nome da cidade que o sedia.

A mudança é um acordo entre a Reitoria da Unesp e a Liga Interuniversitária de esportes. “É também uma forma de prestigiar o município que recebe o evento. A cada ano, os jogos serão nomeados de acordo com a cidade em que irão acontecer”, explica Nakad.

Os universitários reunidos no InterAssis, representam os campi de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA