Claudinei Quirino participa da abertura do Inter Assis

Competição tradicional reunirá esporte, festas e ações sociais. Abertura oficial será no dia 13 de novembro, no Jairão

Claudinei Quirino ganhou medalha de prata em Sydney 2000 (Foto: Luiz Carlos Murauskas/ Folha)

Considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o ex-velocista Claudinei Quirino vai participar da abertura oficial do Inter Assis, no dia 13 de novembro, às 21 horas, no Estádio Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão (avenida Otto Ribeiro, em Assis). O evento é aberto à população. Além da presença ilustre de Quirino, haverá também apresentação da bateria da Unesp Assis, cheerleaders e acendimento da Pira Olímpica.

Ninguém melhor do que Claudinei Quirino para iniciar a tradicional competição realizada pelas Atléticas da Unesp. Medalha de prata em Sydney 2000, ouro no Pan-Americano de Winnipeg em 1999 e dono de três medalhas em Mundiais, ele é um exemplo para os atletas brasileiros.

O Inter Assis contará com a participação de dois mil atletas – universitários dos 22 campi da Unesp. Eles vão disputar 12 modalidades esportivas: futebol de campo, handebol, basquete, vôlei, futsal, tênis de campo e de mesa, vôlei de areia, judô, natação, atletismo e xadrez. É a 13ª edição da competição.

As tradicionais festas estão sendo divulgadas nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Realizado de 14 a 17 de novembro, o Inter Assis tem o objetivo de promover o esporte, a integração e o intercâmbio social, esportivo e cultural dos universitários. Além disso, valoriza os esportistas que ao longo do ano dividem o tempo entre estudos e treinamentos.

No total, a organização espera a presença de dez mil pessoas em Assis, entre estudantes, pessoas que vão assistir as competições ou participar das festas.

As competições serão realizadas nos quatro dias de evento. As festas noturnas estão marcadas para os dias 14, 15 e 16. As diurnas serão realizadas nos dias 14, 15, 16 e 17, na Tenda localizada ao lado do Jairão.

A empresa de arbitragem Entrelinhas apitará as partidas e a Usina Universitária será responsável pelas festas.

A expectativa é que as competições superem o nível técnico das edições anteriores, tanto em organização como em técnica e qualidade das disputas.

Competem na primeira divisão do Inter Assis as equipes de Bauru (atual campeã), Presidente Prudente, Rio Claro, Botucatu, Rio Preto, Guaratinguetá, Assis, Araraquara, Jaboticabal, Araçatuba e Registro. A segunda divisão terá a participação de Franca, Sorocaba, Tupã, Ilha Solteira, São Vicente, Itapeva, São José dos Campos, Ourinhos, Dracena, Rosana e Marília.

Social
Uma novidade este ano é a realização de projetos sociais como o “Catalendas”, que visa divulgar a pluralidade das profissões e suas funções sociais aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Assis. Será realizado com os estudantes das escolas utilizadas como alojamentos para os atletas da competição.

Dez praças esportivas vão sediar as competições. Quatorze escolas serão usadas para alojar os atletas.

“Queremos contribuir para a construção da identidade pessoal e perspectivas de futuro para esses jovens”, diz Gabriela Sterle Pereira, aluna do curso de ciências biológicas e gestora do “Catalendas”. “Dessa forma cumprimos nossa missão como cidadãos”, afirma Marcelo Henrique Leite, presidente da Liga Interuniversitária.

Uma feira de profissões, ciências e livros faz parte da ação.  Será no dia 14, no recinto da Aprumar (Associação de Produtores Rurais de Assis e Região). Também serão desenvolvidas atividades como a exibição de vídeos sobre as profissões e palestras.

Outro projeto é o “Inter Recicla 2013”, que tem o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância do destino correto e sustentável dos resíduos sólidos. O projeto será realizado em parceria com a Empresa Júnior de Ciências Biológicas (CiBi Jr.) e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis (Coocassis). Em 2012 foram arrecadadas duas toneladas de lixo reciclável.

A mudança de nome – o antigo InterUnesp agora leva o nome da cidade-sede, conforme acordo com a reitoria da universidade – é outra novidade este ano.

“A organização e a seriedade dos trabalhos continuam”, afirma Felipe Orru, presidente da comissão de marketing do Inter Assis.

Assis
Assis é um município de 100 mil habitantes localizado no centro-oeste paulista. O campus da Unesp tem sua origem na década de 1950, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis – Instituto Isolado de Ensino Superior.

Em 1976, foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que reuniu os antigos institutos isolados do Estado de São Paulo.  A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis passou a fazer parte da universidade como Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis. Mais tarde, recebeu o nome de Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Hoje oferece cinco cursos de graduação (ciências biológicas, engenharia biotecnológica, história, letras e psicologia), programas de pós-graduação nas áreas de biociências, história, letras e psicologia.

#MAIS LIDAS DA SEMANA