Posto de Atendimento ao Empreendedor é reinaugurado em Assis

A reinauguração só é possível com a presença de importantes parceiros envolvendo a Acia, Sebrae-SP, Prefeitura Municipal, Fema e Sincovama.

Posto de Atendimento ao Empreendedor é reinaugurado em Assis (Foto: Assessoria)

Na tarde de ontem, 27, aconteceu a reinauguração do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor), em evento ocorrido na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) com a presença de inúmeras autoridades, dentre as quais, o prefeito Ricardo Pinheiro (PSDB), o presidente da Acia, João Antônio Binato; do diretor-presidente do Sebrae-SP, Bruno Caetano; do vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Município de Assis; Laércio Tobias.   A iniciativa conta com parcerias importantes: Prefeitura de Assis e entidades como a Acia (Associação Comercial e Industrial de Assis), Sindicato do Comércio Varejista e Fundação Educacional do Município de Assis (Fema). O novo posto funcionará na sede da Acia, localizada na avenida Antonio Zuardi, 970. Estarão participando do atendimento do PAE de Assis, sempre das 8 às 17 horas, Bruno de Barros Stellato e Marcos Antonio de Souza, que passaram por uma seleção e foram contratados. A reinauguração do posto deve-se a um trabalho conjunto onde a Prefeitura ficará responsável pelo salário dos técnicos após aprovação pela Câmara Municipal de Assis.

Assis foi a primeira cidade a implantar um PAE no estado, nos moldes de parceria. No entanto, ele foi desativado no final de 2008. Agora, o Sebrae-SP e os parceiros locais identificaram a importância de reinaugurar o posto. “Por causa da importância da cidade e da grande demanda por atendimento aos empresários, o Sebrae-SP e as entidades parceiras se mobilizaram para a reimplantação do PAE”, afirmou Marcelo Montagnana,  gerente do Escritório Regional. “A cidade de Assis possui potencial empreendedor com grande quantidade de empreendimentos de micro e pequeno porte e, além disso, tem uma das maiores populações da  região”, explicou o gerente.

As parcerias são de fundamental importância para o funcionamento do PAE Assis.(Foto: Assessoria)

O Escritório Regional do Sebrae-SP abrange 40 cidades da região, somando uma população com cerca de 740 mil habitantes e 44 mil MPE´s. Assis é o segundo maior município em números de habitantes, depois da cidade sede, Marília. Assis possui 95.156 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e 5.470 micros e pequenas empresas, sendo a maioria do segmento de comércio e serviços.

O novo PAE terá  dois agentes de desenvolvimento que vão prestar orientações e organizar projetos de desenvolvimento no município. O posto também terá oapoio de estagiários.

As parcerias são de fundamental importância para o funcionamento do PAE Assis. A prefeitura fornecerá recursos para a contratação dos agentes, a Acia cederá a estrutura da sua sede e também os equipamentos. O Sindicato dos Varejistas vai fornecer o material de escritório e informática e a Fundação cederá espaço para a realização de eventos e selecionará alunos para os estágios no posto.

Já o Sebrae-SP será responsável pela capacitação dos agentes e estagiários, pela  gestão do PAE, em conjunto com as demais entidades que compõe o Conselho Gestor, e disponibilizará todos os seus produtos e serviços nos diversos setores empresariais (comércio, serviços, agronegócios, indústria) para atender ao município.

Os PAE´s são fundamentais para atender aos empresários locais e aos potenciais empresários. Segundo o presidente da Acia, João Antônio Binato, o PAE em Assis prestará orientações aos empreendedores na abertura de novas empresas e no aprimoramento dos negócios de pequeno porte, principalmente na parte de gestão, tecnologia e acesso aos mercados. “Será um importante canal de acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP, com os parceiros assisenses”, disse.

O prefeito Ricardo Pinheiro (PSDB) destacou este trabalho conjunto com a Acia e entidades parceiras que possibilitou a implantação do PAE em Assis. De acordo com Pinheiro, foram feitas várias reuniões para que este momento se concretizasse. Ele entende ser extremamente importante que Assis tenha um órgão com estas características para que a cidade se consolide como capital do Médio Vale Paranapanema. Finalizando, ele lembrou que a Prefeitura Municipal está empenhada em diminuir a burocracia para que microempresas se instalem no município, e principalmente, os informais possam se regularizar.

Bruno Caetano, ressaltou que o PAE terá uma importância fundamental já que vai orientar os microempreendedores a iniciarem seus negócios (Foto: Assessoria)

Finalizando, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, ressaltou que as pessoas têm dois sonhos na vida: o primeiro ter uma casa própria; e o segundo ter um pequeno negócio para prover sua sobrevivência. “E neste aspecto o PAE terá uma importância fundamental neste sentido porque vai orientar os microempreendedores a iniciarem seus negócios”, observou.

#MAIS LIDAS DA SEMANA