Projeto Eco.ValeVerde já recolheu 638 toneladas de pneus inservíveis

Os pneus e demais materiais recebidos tem alta rotatividade, o que significa que eles permanecem por pouco tempo no ponto de recebimento.

Projeto Eco.ValeVerde do Civap iniciou suas atividades em 2009.

Com a chegada do verão e aumento das chuvas, cresce a preocupação com a Dengue. Há  quase quatro anos em funcionamento, o Projeto Eco.Vale Verde  do Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap colabora com a retirada em toda a região de toneladas de pneus, um dos maiores vilões no combate ao mosquito.

O Projeto Eco.ValeVerde do Civap está em funcionamento desde 2009 e tem como finalidade centralizar o recebimento de pneus inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias dos 24 Municípios que integram o Consórcio. Com o Projeto, pneus que antes ameaçavam a saúde das comunidades, ficando abandonados em terrenos, expostos ao tempo ou guardados em locais inadequados, ou ainda utilizando espaço útil dos aterros sanitários ou controlados, agora tem um local de armazenamento apropriado, onde recebem destinação ambientalmente correta.

A entrega de grandes quantidades de pneus inservíveis e de resíduos eletroeletrônicos devem ser agendadas pelo fone: 18 3323-2368.

Os pneus e demais materiais recebidos no Eco.ValeVerde tem alta rotatividade, o que significa que eles permanecem por pouco tempo no ponto de recebimento. Quase que diariamente o Projeto recebe cargas com pneus vindos de toda a região e semanalmente estas cargas deixam o eco ponto seguindo para a destinação correta.

No verão, quando as campanhas contra a Dengue são intensificadas o número de cargas aumenta, o que apesar de gerar um maior fluxo de carregamentos no local, indica que os municípios, poder público e empresas privadas, estão conscientes do perigo de armazenar pneus inservíveis incorretamente e preocupados com a saúde da população.

Desde o início deste ano já foram recebidos pelo Projeto 40.500 unidades, que somam 638 toneladas de pneus inservíveis. O Eco.ValeVerde também recebeu em 2013, 15,85 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e 650 quilogramas de pilhas e baterias. No recolhimento de pilhas e baterias, o Projeto ainda mantem diversos pontos de recebimento instalados em instituições parceiras na cidade de Assis.

Além do Eco.Vale Verde, o Civap mantem outro Projeto que busca garantir a qualidade do meio ambiente e a saúde pública das comunidades do Vale Paranapanema. O PROBEN-RCC – Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil atua como uma usina móvel de trituração de entulho, material este, que também tem potencial para criação de foco de insetos vetores da dengue, quando dispostos de maneira irregular. Este Projeto iniciou suas atividades em Rancharia em 2012 e já atendeu os municípios de Cândido Mota, Ibirarema, Palmital, Tarumã e Assis.

Para saber mais sobre os Projetos e atuação do Civap acesse www.civap.com.br ou acompanhe o Consórcio nas Redes Sociais: www.facebook.com/civap.consorciointermunicipal. Pneus e resíduos eletroeletrônicos podem ser entregues no Projeto Eco.Vale Verde de 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h, na Rua São Paulo, 1.036 – A. Entregas em grande quantidades devem ser agendadas pelo fone: 18 3323-2368.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA