Projeto Rede Ciranda é contemplado em Edital da Fundação Itaú Social

Desde de o ano de 2010, o Rede Ciranda atua na articulação e fortalecimento da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Assis.

Equipe Rede Ciranda: Ana Lúcia (coordenadora), técnicas Daniela (Informática), Daiane (Operacional) e Analu (Comunicação) (Foto:

No mês de setembro deste ano, o Projeto Rede Ciranda da Criança e do Adolescente de Assis, que tem como gestora a Associação Filantrópica Nosso Lar, foi inscrito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis no Edital de Incentivo Fiscal ao Fundo da Infância e da Adolescência da Fundação Itaú Social.

Desde 2010, o Rede Ciranda atua na articulação e fortalecimento da rede de atendimento à criança e ao adolescente de Assis, e nestes três anos foi financiado pela Fundação Telefônica. Com o término dos recursos destinados pela Fundação, hoje Telefônica Vivo, a equipe do Projeto, junto do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis, passou a procurar novas fontes de financiamento, de forma a garantir que o trabalho realizado até o momento pudesse ter continuidade.

Felizmente, no último dia 26, o Conselho e a equipe do Rede foram informados que o Projeto foi um dos selecionados pela Fundação Itaú Social para receber recursos doados pelo grupo Itaú, conforme mecanismo fiscal que permite às empresas tributadas sobre o lucro real destinarem aos Fundos até 1% do IR. Com os recursos recebidos o Projeto Rede Ciranda poderá dar continuidade as suas ações por mais um ano.

Ao todo foram contemplados 249 projetos de 78 municípios de todo o país, totalizando um investimento de R$ 14,1 milhões. As iniciativas selecionadas têm como foco atuar em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O Rede Ciranda envolve, atualmente, 24 instituições, que prestam atendimento à criança e ao adolescente no município. Durante os três anos de existência o Projeto já realizou diversas ações, entre elas: eventos de capacitações, promoção de material de divulgação para as instituições, articulação em rede, elaboração do diagnóstico municipal, publicação de três livros – dois Org. e um de fotos, uma revista, promoveu a confecção de sites para grande parte das instituições registradas no CMDCA, implantação do Sistema Redeca, doação de equipamentos de informática e outras. Junto do CMDCA e demais lideranças locais e regionais, o Projeto ainda apoiou à organização de eventos: como Seminário da Criança e do Adolescente pela Garantia de Direitos, curso de Brigada de Incêndio para os colaboradores das instituições, Conferências Municipais da Criança e do Adolescente, Fórum Permanente de Debates da Criança, Adolescente e Juventude de Assis, cursos para Conselheiros e por último, tem se mobilizado na Campanha de Doação do Imposto de Renda, com a promoção de diversos materiais de divulgação. O Projeto tem como objetivo principal articular ações em rede, com instituições registradas no CMDCA e oportunizar ações que visem novas políticas públicas na área de infância e juventude.

Participam atualmente do Projeto Rede Ciranda as instituições: Associação Filantrópica Santa Cecília, Associação Beneficente de Assis – SIM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis – APAE, Associação dos Amigos do Projeto Guri, Associação Filantrópica Nosso Lar, Associação de Recuperação Florestal do Médio do Paranapanema – Flora Vale Projeto Broto Verde, Casa da Criança “Dom Antonio José dos Santos”, Casa da Menina “São Francisco de Assis”, Centro de Integração Empresa Escola – Ciee, Circulo dos Amigos dos Pobres do Pão de Santo Antonio – Capsa, Comunidade Kolping de Santa Cecília, Fundação Futuro-Legião Mirim, Casa de Acolhimento “Antonio Merisse”, Serviço Especializado de Reabilitação – SER, Associação Musical dos Coristas Pais e Amigos Assisenses – Amcopa, CRAS I, II e III, Creas, Programa Pétala, Recuperação e Assistência Cristã – RASC, Aspat – Associação de Pais e Amigos para Apoio e Talento, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis e Conselho Tutelar.

Para saber mais sobre a Fundação Itaú Social e conferir na íntegra a lista de Projetos contemplado acesse o site da Fundação Itaú Social. Para saber mais sobre o Projeto acesse o site da Rede Ciranda.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA