Fema recebe Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, nesta segunda

O astronauta ministrará a aula inaugural do ano letivo de 2014 nesta segunda-feira, às 19h na Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro estará na Fema nesta segunda-feira. (Foto: http://www.inape.org.br)

Nesta segunda-feira, 03, tem início as aulas da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema. Para recepcionar seus alunos, a Fundação preparou uma aula inaugural, com a presença do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

A vinda do primeiro astronauta brasileiro confirma o sucesso da Campanha do Vestibular Fema 2014, que trouxe o slogan, “Aqui você voa mais alto!”.

Marcos Pontes é astronauta da ativa e aguarda a escalação para o segundo voo espacial. Entre bilhões de pessoas na superfície da Terra, ele é um dos 400 representantes, que conseguiram chegar ao espaço, puderam ver o nosso Planeta e o firmamento em todo o seu esplendor. No Brasil, com seus 180 milhões de habitantes, ele é o único que já esteve no espaço.

A imagem do homem chegando à Lua ocupa a mente de muitas pessoas e para os brasileiros, chegar ao espaço era considerado um sonho, até a convocação de Marcos Pontes. Natural de Bauru, Marcos Cesar Pontes, é Mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, Califórnia). Ingressou na Academia da Força Aérea em 1981, permanecendo nos Esquadrões de Caça até 1988. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas e oficial de segurança de voo, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando da Aeronáutica, no período de 1994 a 1996.

O Tenente Coronel Aviador Marcos Cesar Pontes foi selecionado em julho de 1998, pela Agência Espacial Brasileira (AEB), para participar do treinamento para astronauta da Nasa. Em 18 de outubro de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) assinaram um acordo que possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, batizada como “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont. A tripulação composta por Pontes, Jeffrey Williams, astronauta estadunidense e o russo Pavel Vinogradov, comandante da missão, decolou no dia 29 de março de 2006. Eles seguiram, na nave Soyuz TMA-8, para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A missão, realizada com sucesso, teve duração de 10 dias.

Enquanto aguarda a definição sobre a sua escalação para a segunda missão espacial do Brasil, o Astronauta Brasileiro permanece em Houston, onde também está a disposição da AEB como representante técnico junto à NASA e outras instituições ligadas ao Programa da Estação Espacial Internacional (ISS). No Brasil, o Astronauta Marcos Pontes também trabalha em prol do Programa Espacial Brasileiro na assessoria estratégica, na motivação de jovens para as carreiras de ciência e tecnologia, assim como na formação de Recursos Humanos, desenvolvendo junto ao Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) a estrutura e os requisitos para a criação de um curso público de Engenharia Aeroespacial, visando suprir o Programa Espacial de engenheiros especializados nas atividades críticas dos nossos projetos.

Ao longo dos últimos anos, Marcos Pontes também tem se dedicado a inspirar pessoas, compartilhando seus conhecimentos profissionais, experiências de vida, estratégias de planejamento e conquista de resultados, emoções e lições de sucesso. Marcos é um personagem vivo dos livros de história do Brasil, que possui uma trajetória de vida fascinante, cheia de exemplos marcantes de superação, liderança, persistência, patriotismo, empreendedorismo, sucesso e pioneirismo.

A aula inaugural do ano letivo de 2014 da Fema ocorrerá nesta segunda-feira, 03, às 19h no campus da Fundação. O evento direcionado aos alunos da Fema também é aberto à comunidade e gratuito.

Para saber mais sobre a Fema e seus cursos acesse www.fema.edu.br.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA