
Embora tenha criado um sistema online para doações destinadas via imposto de renda em sua página na internet, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis manterá este sistema de doação online, via boleto bancário, desativado até o dia 30 de Abril deste ano. O motivo é que, desde o ano passado, as doações realizadas neste período devem ser efetuadas diretamente no programa da Receita Federal, no ato da declaração do IR.
A presidente do CMDCA de Assis, Magda Teodoro Arruda, explica que as doações efetuadas entre janeiro e abril para serem declaradas neste ano, somente podem ser feitas diretamente no sistema da Receita Federal, em uma aba específica e mediante o pagamento de uma DARF gerada pelo próprio sistema.
Assim a Presidente solicita a colaboração de todos os declarantes e principalmente dos contadores para que no momento da declaração os mesmos atentem a esta aba, que permite a destinação de até 3% do imposto devido de pessoas físicas, que optam pelo modelo completo. Todo o processo segundo ela é muito simples, sendo que o próprio sistema indica o valor limite que o contribuinte pode destinar. Ao decidir o valor, o declarante deve escolher como beneficiário o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Assis. Após este procedimento, o sistema gera uma DARF, que deverá ser paga na agência bancária.
Para Magda o novo procedimento, implantado pela Receita Federal, facilita a doação, e considerando que, em Assis, o potencial de doações é maior entre pessoas físicas, a expectativa de que muitas instituições possam ser ajudadas é grande.
Destinar parte do imposto de renda devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Assis não custa nada para o contribuinte, pois o recurso deixa apenas de seguir para a União e volta para o Município em forma de investimento às instituições que prestam atendimento a criança e ao adolescente de Assis.
Com o apoio e sensibilidade de todos, podem ser beneficiadas em Assis às instituições: Associação Filantrópica Santa Cecília, Associação Beneficente de Assis – SIM, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis – APAE, Associação Filantrópica Nosso Lar, Associação de Recuperação Florestal do Médio do Paranapanema – Flora Vale Projeto Broto Verde, Casa da Criança “Dom Antonio José dos Santos”, Casa da Menina “São Francisco de Assis”, Circulo dos Amigos dos Pobres do Pão de Santo Antonio – Capsa, Comunidade Kolping de Santa Cecília, Fundação Futuro-Legião Mirim, Serviço Especializado de Reabilitação – SER, Associação Musical dos Coristas Pais e Amigos Assisenses – Amcopa e Aspat – Associação de Pais e Amigos para Apoio e Talento .
Mais informações pelos telefones (18)3323-1765 – 9 9731-5804, ou pelo email: [email protected].
