Cart cede grande quantidade de material de fresagem para Assis

Produto pode ser utilizado em estradas rurais e vias da área urbana, melhorando as condições de tráfego.

Prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana a Athayde Caldas Júnior da Relações Institucionais da Concessionária durante a Assinatura de termo de responsabilidade (Foto: Divulgação/CART)

O município de Assis ganhou uma grande quantidade de material oriundo de fresagem de asfalto. Trata-se de um produto de muita utilidade, pois está sendo utilizado para melhorar as condições de tráfego das estradas de terra na zona rural, importantes para o escoamento da produção agrícola.

“Assis tem uma grande demanda por fresa. Estamos usando o material nas estradas rurais, que necessitam de manutenção periódica. A doação chegou em boa hora, em que temos muitas solicitações de manutenção. Além de elevar consideravelmente as condições de tráfego, com a fresa a estrada dura mais tempo com melhor qualidade”, frisa o prefeito Ricardo Pinheiro Santana.

O material de fresagem, equivalente a 60 caçambas de caminhão de grande porte, foi cedido pela CART – Concessionária Auto Raposo Tavares. Para elevar o padrão de qualidade do pavimento, a Concessionária retirou o asfalto deteriorado usando máquina fresadora. No lugar, foi colocada massa asfáltica de qualidade superior, com adição de polímero, que é uma espécie de borracha sintética. Com isso, transitar pela rodovia está mais seguro e confortável.

O calçamento com material oriundo da fresagem pode ser considerado um pré-asfalto, com grande durabilidade. As vantagens são várias: resolve problemas das vias como buracos, atoleiros, ondulações e excesso de pó, melhorando as condições de tráfego, principalmente em períodos de chuva. Isso significa mais segurança para os moradores do município e até economia, uma vez que reduz a probabilidade de avarias nos veículos.

Para a Prefeitura, o calçamento de vias com material oriundo da fresagem também é vantajosa porque reduz a necessidade de conservação e, consequentemente, de gastos. “Temos muito a agradecer à CART por esta parceria com Assis”, frisou Ricardo Pinheiro Santana a Athayde Caldas Júnior, Relações Institucionais da Concessionária.

O material de fresagem cedido é resultado do Programa de Recuperação de Pavimento realizado pela CART nas rodovias sob sua administração. “Em 2013, restauramos 453 quilômetros de pavimento em todo o Corredor Raposo Tavares, de Bauru a Presidente Epitácio. Foi um grande e importante projeto de recuperação do asfalto. E aproveitamos o material resultante desta obra de melhoria para fazer o maior projeto de parceria da CART com as prefeituras, que é a doação deste produto da fresagem. É mais um retorno da CART para as comunidades onde ela atua”, frisa Athayde.

#MAIS LIDAS DA SEMANA