Autoridades apresentam processo de transição do Pronto Socorro para a UPA

Civap, Prefeitura, Secretaria de Saúde e Hospital Regional participaram da reunião que apresentou o processo de transição do PS ao UPA.

Realizada a reunião que apresentou o processo de transição do Pronto Socorro para a UPA

A noite de quarta-feira, 12, entrou na história de Assis com a reunião, que envolveu Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap, Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento – UPA e colaboradores do Pronto Socorro, com o objetivo de detalhar o processo de transição do Pronto Socorro para a UPA.

A reunião respondeu a uma grande expectativa existente, quanto à efetivação dos serviços do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da UPA- Unidade de Pronto Atendimento, que juntas formarão a rede de atenção às urgências, incluindo a transição do PS local para uma nova e adequada estrutura.

Segundo o prefeito de Assis e presidente do Civap, Ricardo Pinheiro Santana, objetivo é melhorar o atendimento em saúde, “Esperamos que até o final do mês de abril seja efetivada a transição do Pronto Socorro para a UPA. O objetivo é oportunizar um Pronto Socorro Referenciado, sob a responsabilidade do Hospital Regional. Acreditamos que, com estas medidas iremos solucionar um problema de mais de 20 anos, que é a questão do Pronto Socorro”.

A reunião também teve o papel de promover uma acolhida aos colaboradores do Pronto Socorro, os quais são considerados atores fundamentais neste processo de transição, e que a partir dos próximos meses deverão ser integrados a uma nova estrutura administrativa, já que parte dos serviços serão executados na Unidade de Pronto Atendimento, que junto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, será gerenciada pelo Civap.

Ricardo Pinheiro falou sobre a expectativa em promover uma grande melhora ao serviço de saúde em Assis

Durante a reunião o prefeito Ricardo Pinheiro e a vice-prefeita Dra. Lenilda Ramos falaram sobre a expectativa em promover uma grande melhora ao serviço de saúde oferecido em Assis e aos Municípios Referenciados, justificando que esta área é a grande prioridade da administração municipal. E também destacaram que o ideal em comum, de oferecer melhores serviços de saúde para a população assisense, foi fundamental na parceria política que os levou a Prefeitura de Assis.

O enfermeiro do Hospital Regional de Assis, Alessandre Cavina apresentou a estrutura e os serviços do Hospital Regional e destacou que neste processo de transição existem muitos saberes diferentes, e que, se todos souberem como utilizar estes saberes, certamente o objetivo será alcançado. A diretora do Hospital Regional de Assis, Dra Elizabete Salgado também falou durante a reunião, reafirmando a expectativa na transição e empenho por parte do Hospital em todo o processo.

A diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza fez uma breve apresentação do Consórcio para os colaboradores do Pronto Socorro e explicou como deverá funcionar a estrutura administrativa e de recursos humanos no gerenciamento do UPA e SAMU.

Coube a secretária Municipal de Saúde de Assis, Denise Fernandes Carvalho explicar mais detalhes da transição e da nova estrutura, que será organizada para os trabalhos na UPA. Denise também falou que, atualmente o investimento em saúde no município de Assis ultrapassa 25% do orçamento, índice superior ao destinado à educação, que é considerada a área que mais mobiliza recursos num orçamento municipal, fato que comprova o empenho da atual administração na garantia de melhores serviços de saúde.

Os colaboradores do Pronto Socorro receberam com satisfação as informações, principalmente sobre a estrutura que está sendo disponibilizada na Unidade de Atendimento.

A reunião foi fundamental também para que todos os envolvidos no processo de transição tivessem acesso às informações, esclarecendo todas as dúvidas sobre o assunto.

#MAIS LIDAS DA SEMANA