Caravana Embrapa de alerta para ameaças fitossanitárias estará em Assis dia 12

Na semana de 11 a 14 de março de 2014 a Caravana estará no estado de São Paulo em Avaré (11), Assis (12) e Ribeirão Preto (14).

O objetivo da Caravana Embrapa, é orientar sobre as estratégias de controle das principais pragas

A Embrapa promove desde dezembro de 2013 a “Caravana Embrapa de Alerta para Ameaças Fitossanitárias”, cujo objetivo é levar orientações a extensionistas, técnicos de cooperativas, consultores e demais multiplicadores sobre as estratégias de controle das principais pragas que têm causado importantes prejuízos aos agricultores, como a Helicoverpa armigera.

A Caravana, composta por pesquisadores e técnicos, já percorreu polos agrícolas nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Roraima, Pará e Distrito Federal.

Durante as palestras e cursos são apresentadas as principais pragas exóticas invasoras, sua importância econômica, identificação e caracterização. Além disso, é destacada a importância da adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma estratégia que reúne diversas técnicas possíveis de controle e que busca manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. Um ponto importante da adoção do MIP é que este possibilita o controle das pragas em níveis aceitáveis no médio e longo prazos.

Segundo Ladislau Skorupa, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), a adoção do MIP exige uma mudança de postura do produtor no manejo de suas lavouras, levando em consideração que as práticas recomendadas não surtem efeitos imediatos, mas paulatinamente. No entanto, uma vez adotado, os benefícios da adoção poderão ser observados já na próxima safra. Ainda, segundo Skorupa, a adoção do MIP conta com a ação de organismos benéficos existentes na natureza, como os inimigos naturais de pragas, e também do uso de produtos biológicos. Dessa forma, o uso de agrotóxicos, que também
é previsto, é feito de forma otimizada, reduzindo eventuais impactos negativos no produto agrícola, no homem e no meio ambiente.

Após as apresentações são promovidos debates, onde é possível trocar experiências e sanar dúvidas. Nas apresentações são distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o MIP. Diversos conteúdos podem ser acessados na Internet, no hotsite Caravana “http://www.embrapa.br/caravana”Embrapa (http://www.embrapa.br/caravana).

Na semana de 11 a 14 de março a Caravana estará no estado de São Paulo em Avaré (11), Assis (12) e Ribeirão Preto (14). A realização da Caravana no Estado está sendo viabilizada pelas parcerias com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Cati-EDR Avaré, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA), Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta), APTA-Polo Regional Assis, Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto e também com o Instituto Federal de São Paulo, Campus de Avaré.

A Caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta também com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O roteiro completo pode ser acompanhado no Site da Caravana (http://www.embrapa.br/caravana). No site também é possível baixar os materiais informativos.

Caravana da Embrapa em São Paulo
Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias – evento destinado a extensionistas, técnicos, consultores e demais interessados:

Avaré
Data: 11 de março – terça-feira, às 8h30
Local: Auditório do Instituto Federal de São Paulo, Campus de Avaré
(IFSP).
Av. Prof. Celso Ferreira da Silva, 1333, Jardim Europa, Avaré-SP.
Contato: Cati/EDR de Avaré. Tel: 14-3733-1977

Assis
Data: 12 de março – quarta-feira, às 13h30
Local: Auditório do Polo Regional Médio Paranapanema – APTA
Rod. SP 333 (Assis-Marília), km 397, Bairro CDA III, Assis-SP
Contato: Polo Regional Médio Paranapanema – APTA. Tel:
18-3324-4301/3321-2026

Ribeirão Preto
Data: 14/03/2014 – sexta-feira, às 8h30
Local: Auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e
Agronomia de Ribeirão Preto – AEAARP
Rua João Penteado, 2237, Jd. São Luis, Ribeirão Preto-SP.

Contato: Angela. Tel: 16-2102-1700 ou pelo e-mail:
[email protected]

As inscrições serão realizadas nos dias e locais dos eventos.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA