Criança e Adolescentes participam do V encontro Lúdico estadual

Os Encontros Lúdicos tem o objetivo de oportunizar o protagonismo de crianças e adolescentes na efetivação de políticas públicas.

Presidente do CMDCA de Assis, Magda com os adolescentes assisenses, Abílio e Leonardo

O município de Assis e região estiveram representados, no último final de semana, durante o Encontro Lúdico Estadual realizado no último final de semana, no município de Águas de Lindóia.

Participaram do evento, representando Assis e região, três adolescentes e uma criança, os quais foram acompanhados pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assis, Magda Teodoro de Arruda.

Os representantes da região, Abílio Leocadio Arruda de Souza (Assis), Leonardo Rodrigues Frederico Juliano dos Santos (Assis), Gabriel Dalla Polla Carvalho (Maracaí) e Laisa Cristine Manzoni Cirino (Maracaí) foram eleitos em julho de 2013, durante o Encontro Regional realizado em Assis.

O V Encontro Lúdico Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de São Paulo teve o objetivo de avaliar a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA nos seus 24 Anos de existência e também organizar a comissão que acompanhará os trabalhos para a Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, que ocorrerá em 2015.

Durante o Encontro, as crianças e adolescentes participaram de debates relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que neste ano completa 24 anos de existência. Nos encontros lúdicos são protagonizados por crianças e adolescentes encaminhados por meio de escolas públicas e particulares, e demais instituições, que atuam no atendimento deste público, com o objetivo de ampliarem a participação de crianças e adolescentes na efetivação de políticas públicas, por meio da elaboração de propostas de ações para o Plano de Ação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca/SP).

Adolescentes, Abílio (Assis) e Gabriel (Maracaí) foram eleitos delegados da macrorregião de Marília para a Conferência Estadual.

Para Abílio a participação no evento foi muito importante, pois no Encontro eles tiveram a oportunidade de, juntos com outros adolescentes e crianças, pensarem sobre as leis criadas em defesa dos seus direitos. Abílio ainda explicou que, ele e o maracaiense Gabriel foram eleitos membros da comissão, que acompanhará o encaminhamento das propostas para a Conferência Estadual, agendada para 2015. Para isso, segundo ele, os adolescentes terão que participar mensalmente de reuniões de trabalho.

Segundo Gabriel o Encontro mobilizou, durante os três dias, os adolescentes e crianças das diversas regiões do Estado em grupos de discussões sobre as propostas encaminhadas pelos Encontros Regionais. Gabriel ainda informou que, no último dia do evento foram eleitos os delegados que irão compor a comissão de acompanhamento da Conferência Estadual, sendo ele e o assisense Abílio os escolhidos pela macrorregião de Marília. “Durante o Encontro eu aprendi bastante e pude representar os adolescentes de Maracaí e região, mostrando que, nós, crianças e os adolescentes temos voz e direitos”.

Nossa região bem representada durante o V Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

#MAIS LIDAS DA SEMANA