Enfermagem da Fema realiza cerimônia de passagem da Lâmpada

A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Fundação e contou com um Ato Ecumênico, com a participação do Frei Ramon e do Pastor Almir.

Na noite do dia 13, alunos do curso de Enfermagem da Fema participaram da tradicional cerimônia de passagem da Lâmpada

Na noite do dia 13, alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, docentes e direção participaram da tradicional cerimônia de passagem da Lâmpada, considerada o símbolo máximo da Enfermagem. A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Fundação e contou com um Ato Ecumênico, com a participação do Frei Ramon e do Pastor Almir.

Todos os anos a Fema realiza a cerimônia da Passagem da Lâmpada.

A Passagem da Lâmpada é um evento organizado pelos alunos do quinto e quarto anos conforme a tradição, que tem como objetivo transmitir experiências e expectativas para os futuros profissionais. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Fema, Profª Rosangela Gonçalves da Silva a tradição é um ritual de grande importância.

“A cerimônia de Passagem da Lâmpada, é importante e representativa. Ao ser repassada de uma turma para a outra, a lâmpada tem o papel de iluminar o caminho daqueles que irão iniciar no campo de estágio e nas práticas assistenciais”, explica.

Para a Coordenadora este momento também promove uma integração com os familiares dos alunos formandos, e também daqueles, que estão no quarto ano, e neste ano iniciam os estágios.

Durante a cerimônia, os religiosos fizeram importantes considerações sobre a profissão e sobre a responsabilidade dos profissionais, não só com o pleno exercício dos aprendizados técnicos, mas com a responsabilidade humana de acolher, cuidar e ajudar o ser humano. Os religiosos ainda afirmaram que, o profissional deve “ser” a lâmpada, iluminando a vida das pessoas.

Ainda segundo a Coordenadora, o significado da cerimônia de passagem da lâmpada está atrelado à própria história da Enfermagem, “Nós temos uma precursora na área da Enfermagem, que é Florence Nightingale, uma enfermeira da alta sociedade, que foi para a Guerra da Crimeia e lá desenvolveu todo o contexto da Enfermagem. Ela tem uma história muito bonita, sendo a primeira profissional reconhecida mundialmente, na qual nos espelhamos. Durante o tempo em que esteve na Guerra, Florence conseguiu reverter uma situação de calamidade, onde muitos soldados estavam morrendo por falta de questões mínimas de higiene e cuidados básicos. Com seu trabalho, e dedicação, ela então conseguiu, reduzir expressivamente o índice de mortalidade entre os feridos. Todas as noites, a  Enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada para ver como os doentes estavam ou, muitas vezes, apenas para segurar na mão do paciente, prestando conforto ao mesmo”.

Rosangela afirmou que, realizar a cerimônia de passagem da lâmpada, representa também resgatar o sentido da Enfermagem, como profissão, vocação e como arte. “Nós não podemos profissionalizar a Enfermagem, apenas voltada para a questão técnica, do retorno financeiro. Precisamos enfatizar que, para ser enfermeiro é preciso gostar, ter vocação e se doar. Pois é necessário ter paciência, gostar de cuidar das pessoas”.

O final da cerimônia foi marcado pela apresentação dos alunos do quinto ano de Enfermagem da música “Dias Melhores” da banda Jota Quest, em libras. A iniciativa de apresentar a música em libras, além de transmitir a mensagem de perseverança aos colegas de curso e familiares, foi também de promover uma atividade ligada à disciplina de libras, presente na grade do curso, e que busca promover melhores condições de comunicação e atendimento aos usuários de saúde com necessidades especiais.

O curso de Enfermagem da Fema tem a duração de cinco anos e tem 100% de aulas presenciais. O curso forma profissionais responsáveis e comprometidos com a coletividade, aptos a atuarem nas áreas: paramédica, de gestão em saúde, ensino e pesquisa, e a exercer coordenação de equipes. O profissional também é preparado para colaborar em órgãos públicos, empresas privadas e centros especializados em saúde. Para saber sobre o curso de Enfermagem acessewww.fema.edu.br.

#MAIS LIDAS DA SEMANA