Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em Assis

O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas, que são: comunicação, socialização e comportamento.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em Assis (Foto: Secretaria Municipal da Educação)

Nesta última quarta-feira, dia 2, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, transtorno que faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) – também conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD).

O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento de uma pessoa em três importantes áreas, que são: comunicação, socialização e comportamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo, há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de pessoas com a síndrome do espectro autista.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado em Assis (Foto: Secretaria Municipal da Educação)

Como parte da celebração os profissionais do Centro Educacional visitaram a Secretaria Municipal da Educação e as escolas municipais que têm alunos com autismo em seu grupo, levando informações sobre o autismo e distribuindo uma fita de cetim azul.

Para Viviane Del Massa, professora responsável pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado – Fênix Educação para Autista, é importante essa conscientização para que todas as pessoas vejam o autismo não como uma doença e sim um transtorno, com características próprias.

“Nós do Centro de Atendimento consideramos que deveríamos conscientizar a população começando por nossos próprios parceiros, a Secretaria Municipal da Educação e Escolas Municipais, por isso, resolvemos ir às escolas onde os alunos frequentam o ensino regular e conversar com professores, alunos, funcionários para que entendam melhor o autismo”.

O Centro de Atendimento Educacional Especializado “Walmir Carlos de Oliveira” – Fênix – Educação para Autistas, localizado na Rodovia Raposo Tavares, KM 445, vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, atende crianças matriculadas nas escolas da rede Municipal de Ensino com diagnóstico concluído ou em processo de identificação, nos períodos da manhã e tarde. Os jovens e adultos com autismo são atendidos pela APAE, que possuem três salas para o atendimento especializado, sendo parceira da Secretaria Municipal da Educação, a qual disponibiliza professores especialistas, transporte com ônibus adaptado e monitor estagiário bolsista.

#MAIS LIDAS DA SEMANA