Enxadrista de projeto conquista 8º lugar em Campeonato Nacional

Participaram do campeonato enxadristas de vários estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, DF e do Rio.

Ariane dos Santos Rocha e a professora Cristiane Meira

Nos dias 18 a 20 de Abril os enxadristas assisenses participaram do FENAC – Festival Nacional da Criança, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, onde a aluna Ariane dos Santos Rocha, da EMEIF “Firmino Leandro”, teve o maior destaque entre eles, se classificando em 8º lugar na categoria sub8 e trazendo medalha para a cidade de Assis. Destaque também para a aluna Ana Carolina Bueno de Almeida Prado, da EMEIF “Guiomar Namo de Mello” que obteve 12º lugar na categoria sub10 e Airon Freire, da escola estadual “Dr. Clybas Pinto Ferraz”, 11º lugar na categoria sub14.

As alunas fazem parte do projeto “Esporte Como Você Sempre Quis!”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria técnica com a Autarquia Municipal de Esportes, que além das aulas, oferece suporte às viagens para disputa dos campeonatos. Além da competição, os alunos puderam conhecer uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

Participaram do campeonato enxadristas de vários estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

A professora responsável pelas aulas do projeto, Cristiane Aparecida Meira, declarou ter gostado muito do resultado, já que esse é o segundo campeonato nacional que Assis participa e já consegue uma ótima colocação entre os enxadristas participantes. “A Ariane é muito tímida, mas na hora do jogo a timidez fica de lado, o enxadrista joga de igual pra igual, não importando se ela fala muito ou não, e sim como faz as jogadas. Foi muito emocionante ver a Ariane representando Assis e trazendo medalha para a cidade” Relata a professora.

Já para a coordenadora pedagógica da escola, Silvana Aparecida da Silva, essa classificação é um ganho muito grande para a escola e um incentivo para os alunos praticarem o esporte, já que o xadrez estimula o raciocínio e é de grande valia na sala de aula. “A participação nos campeonatos vem para valorizar a auto-estima do aluno e o 8º lugar nacional da Ariane é a comprovação do diferencial do projeto.” Declara a coordenadora.

O próximo evento é o Festival de Xadrez, que ocorre neste sábado, 26, na escola estadual “Prof. Carlos Alberto de Oliveira”, a partir das 8h30. Os interessados em participar das aulas de xadrez podem se inscrever na Autarquia Municipal de Esportes, na Rua Fadlo Jabour, 95, Vila Xavier. As aulas são ministradas no Ginásio de Esportes Municipal de Assis – GEMA, de quarta e sexta-feira. Qualquer pessoa pode se inscrever.

#MAIS LIDAS DA SEMANA