Prefeito de Tarumã representa Civap na 3ª reunião do CBH – Parapanema

O Civap acompanha e contribui com os trabalhos desenvolvidos pelos Comitês de Bacia Hidrográfica, nos quais mantem representatividade.

Prefeito Jairo representou o Civap na reunião. (foto: arquivo Prefeitura Tarumã)

Na última semana, o prefeito de Tarumã, Jairo da Costa e Silva esteve em Regente Feijó, onde participou  da reunião da 3ª Reunião Ordinária do CBH – Paranapanema.

Fizeram parte da pauta da reunião da última semana, a apresentação da Campanha “Espaço Legal” da Duke Energy e o 1º Encontro Ampliado sobre o Diagnóstico Preliminar do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema.

Durante a reunião, o secretário do Comitê, Denis Emanuel de Araujo, da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos /Marília-SP, falou da importância dos cadastros no site do CBH-PP. Ele ainda informou que, a ANA – Agência Nacional de Águas contratará uma entidade sem fins lucrativos, para serviços de gestão, das ações do CBH- PP.

A 3ª Reunião Ordinária do Comitê ocorreu em Regente Feijó. (foto: cbhpp.or)

Também foi informado durante a reunião que, o primeiro vice –presidente do CBH –PP, Adriano Melo, do Centro das Indústrias do Est. De São Paulo – CIESP esteve em Brasília, na ANA para apresentar os trabalhos que tratam da cobrança pelo uso da água.

Antonio César Leal, da UNESP de Presidente Prudente apresentou os trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema, apoiando a realização do Diagnóstico Preliminar do PIRH do PP.

Na reunião o presidente do CBH – Médio Paranapanema, prefeito Roque Joner  apresentou a agenda do CBH- MP, falando do trabalho do Comitê de retirada de todo o esgoto do Rio Paranapanema. Ainda foi lembrado durante a reunião que, os Comitês de Bacia Hidrográfica Paulistas estão em fase de aprovação dos projetos, que serão financiados pelo FEHIDRO em 2014. Já os comitês Paranaenses estão em fase de elaboração dos Planos de Bacia.

Luciana, da ANA também apresentou na reunião o Diagnóstico Preliminar do PIRH – Plano Integrado de Recursos Hídricos do CBH PP, que será disponibilizado no site da Agência Nacional de Águas. Segundo ela, os integrantes do Comitê tem até 13 de junho para apresentar sugestões para o Plano.

Finalizando a pauta da reunião em Regente Feijó foram aprovadas as deliberações: 19/2014, que aprova o  relatório de atividades de 2013; e a 19/2014, que aprova o chamamento público de entidade sem fins lucrativos.

Para saber mais sobre o CBH-PP acesse www. paranapanema.org.

#MAIS LIDAS DA SEMANA