Horário de verão começa à meia-noite deste domingo no país

País enfrenta queda acentuada no nível de reservatórios de hidrelétricas. Horário de verão deve levar a economia de água de 0,4%, diz governo.

s relógios devem ser adiantados em uma hora

O horário de verão começa à meia-noite deste domingo (19), em algumas regiões do país. Os relógios devem ser adiantados em uma hora quando os ponteiros marcarem meia-noite nas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Este ano novamente o estado da Bahia ficou de fora da mudança, assim como Tocantins, já o Distrito Federal e os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás serão afetados pela mudança.

A medida que este ano completa sua 39ª edição, foi instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. O horário de verão terá duração de 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro.

Economia 
O objetivo desta mudança é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação do sol e assim proporcionar uma economia de energia nos horários de pico. A alteração no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5% no período. Além disso, a expectativa do governo é que a redução no consumo de energia no período contribua com uma queda de 0,4% no uso da água dessas represas.

#MAIS LIDAS DA SEMANA