Prefeito de Assis participa de audiência com Ministro da Saúde

Pinheiro mobilizou prefeitos para levar pleitos relacionados à saúde da região. Estiveram presentes representantes de várias cidades da região.

Pinheiro mobilizou prefeitos para levar pleitos relacionados à saúde da região.

Na última quarta-feira, dia 3, o Ministro da Saúde, Artur Chioro, recebeu em São Paulo, o Prefeito de Assis Ricardo Pinheiro Santana, que ao lado da Vice-Prefeita, Dra. Lenilda Ramos, e da Secretária Municipal da Saúde, Denise Fernandes, liderou um grupo de prefeitos e secretários municipais de cidades da região para uma grande audiência com o ministro. Estiveram presentes representantes de cidades como Ourinhos, Tupã, Osvaldo Cruz, Adamantina, São Manuel, Bauru, dentre outras.

O encontro foi agendado pelo prefeito Ricardo Pinheiro partindo da necessidade de se reforçar, junto ao ministério da saúde, as preocupações e dificuldades encontradas pelos municípios em manter equipamentos públicos de qualidade em atenção à saúde da população. Os principais temas discutidos trataram sobre o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que passará a funcionar em Assis no próximo dia 9.

Os prefeitos apresentaram ao ministro reivindicações e alternativas para que as cidades continuem prestando estes serviços, sem onerar de maneira considerável os cofres públicos municipais, considerando que apenas a UPA tem um custo mensal de mais de R$ 1 milhão, onde, deste valor, o Governo Federal repassa em torno de R$ 300 mil por mês, sendo o restante todo custeado pela Prefeitura.

“Foi uma reunião muito produtiva, e o ministro se mostrou muito sensível às causas da saúde, sabendo das dificuldades que os gestores municipais têm em manter equipamentos públicos de qualidade para a população, tendo em vista o alto custo e os poucos recursos. Nós saímos da reunião já com uma agenda programada, onde os técnicos do ministério da saúde estarão na região ainda no mês de dezembro para avaliar as questões que foram colocadas”, salientou o Prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana.

Na oportunidade, também foi apresentado ao Ministro Artur Chioro todo o planejamento referente à rede de urgência e emergência organizada pela Prefeitura. Na apresentação constaram todas as ações tomadas para melhorar os serviços de saúde do município, como a reforma e construções de Unidades Básicas de Saúde, SAMU, leitos de UTI da Santa Casa, e agora fechando um grande ciclo, a inauguração da UPA.

O Ministro acompanhou atentamente as explicações sobre o plano de saúde na cidade, e inclusive citou que realizou várias reformulações com vistas à melhoria na qualidade do atendimento, quando foi Secretário de Saúde dos municípios de São Vicente e São Bernardo do Campo.

O Prefeito Ricardo Pinheiro também lembrou sobre as importantes parcerias conquistadas junto ao Governo Estadual, que assumirá o Pronto Socorro Referenciado, apenas para casos de extrema urgência, e também a parceria do Governo Federal, que financiou a construção, e os equipamentos da UPA,e também ajudará o município no custeio mensal da Unidade.

“Tivemos um diálogo aberto com o ministro Artur Chioro, e ele prontamente entendeu as nossas reivindicações, sem se preocupar com as questões partidárias, e pensando apenas em ações para o benefício da comunidade. Nós estamos trabalhando muito para melhorar os serviços públicos de saúde de Assis, e esse estreito relacionamento com os governos estadual e federal é muito importante para a continuidade deste nosso objetivo”, concluiu Ricardo Pinheiro Santana.

#MAIS LIDAS DA SEMANA