
O tema carnaval foi usado por alunos de um projeto de extensão do curso de psicologia da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), de Assis (SP), para exercitar a memória e manter a lucidez de idosos de asilos da cidade. A terapia baseia-se na contação de histórias da vida dos assistidos.
Estudantes e professores desenvolvem o projeto com 47 moradores do lar dos idosos que uma vez por semana deixam a casa de repouso e vão para a universidade. A troca de experiências faz bem tanto para eles quanto para os alunos. A experiência de vida de cada um deles vira objeto de pesquisa na universidade.

(Foto: Reprodução / TV TEM)
“Eu pulava cinco noites no clube recreativo em Assis. Era sexta, sábado, domingo, segunda e terça e ainda trabalhava”, conta a aposentada Clarinda Vieira Boga, de 75 anos. O aposentado Lázaro Nunes, de 88 anos, também lembra quando era um folião e exercita a memória. “Eu pulei quando era moleque novo, 35, 36 anos. Com 40 (anos) não pulei mais.”
O trabalho começou há três anos. Sete estagiários de psicologia ajudam a recuperar boas lembranças. Brincar de fazer máscaras também ajuda a exercitar as mãos cansadas.
Importância para ciência
O projeto já rendeu artigos científicos. As oficinas são para os idosos, mas quem aprende as lições mais valiosas são os universitários. A aposentada Isolina Arruda de 74 anos avisa os mais novos. “Você sabe que velho vira criança, você vai ver, vai ficar velho um dia”, brinca.
A coordenadora do projeto Marielle Correa diz que o exercício é aprendizado para os dois lados. “Para os idosos é uma oportunidade de resgatar um potencial que eles têm e que muitas vezes fica adormecido. Com isso mostramos para eles que a gente aprende mais com eles do que com qualquer outro livro.”
E depois de exercitar a memória é hora de reviver as festas de carnaval. Isolina gostou da festa. “Está bonito, está legal, tem bastante gente. Me sinto bem, muito contente.”

Deixe um comentário
Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade
Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.