Sindicato orienta população a denunciar demora no atendimento bancário ao Procon

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o tempo de espera na fila em dias comuns é de 15 minutos e em dias específicos de até 30 minutos.

Sindicato orienta população a denunciar demora no atendimento bancário ao Procon
Sindicato orienta população a denunciar demora no atendimento bancário ao Procon

Inúmeras reclamações são recebidas diariamente pelo Sindicato dos Bancários de Assis e Região quanto a morosidade do atendimento nas agências, principalmente em determinadas datas do mês em que há maior fluxo de pessoas pagando contas.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o tempo de espera na fila em dias comuns é de 15 minutos e em dias específicos de até 30 minutos. Caso passe deste período, o cliente deve denunciar a situação ao órgão que defende o consumidor pelo telefone 0800-770-3633.

O papel do Sindicato é cobrar dos bancos um posicionamento quanto à contratação de mais funcionários e prezar pela integridade do trabalhador que está cada vez mais acumulando funções, devido a ganância dos banqueiros em ter menos funcionários e mais lucro. “Isso é um descaso tanto para o bancário quanto para o cliente que sofre em períodos de pico de atendimento. Mas gostaríamos de defender que isso não é culpa do empregado do banco, e sim, do banco que não contrata”, explica o presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos.

O Sindicato também apoia um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara Municipal de Assis que obriga os bancos a receberem contas por terem concessão pública para isso. “Os bancos não podem se negar a receber contas e encaminhar os clientes para lotéricas, por exemplo. Existe uma concessão pública em que há obrigatoriedade da instituição financeira em receber os títulos na boca do caixa”, destaca.

Sindicato orienta população a denunciar demora no atendimento bancário ao Procon
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