Assis recebe Circuito Sesc De Artes no dia 16 de abril, a partir das 16h

Programação gratuita conta ainda com atrações de circo, dança, cinema, literatura e teatro. Evento será o estacionamento da Praça Walter Mansolelli.

Apresentação do espetáculo Puntear da Companhia Damas em Trânsito e Os Bucaneiros, ocorrida na Centro Cultural São Paulo em 25/01/2009. Foto: Pablo de Sousa/Cia de Luz
Apresentação do espetáculo Puntear da Companhia Damas em Trânsito e Os Bucaneiros, ocorrida na Centro Cultural São Paulo em 25/01/2009. Foto: Pablo de Sousa/Cia de Luz

A cidade de Assis receberá no próximo dia 16 de abril, sábado, o Circuito Sesc de Artes. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Assis e com a Prefeitura Municipal, o Circuito Sesc de Artes chega ainda maior para a sua edição 2016, trazendo para Assis uma programação com diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura, tudo de graça.

O evento será no estacionamento da Praça Walter Mansolelli. A programação completa conta com:

CLUBE DO BORDAR (ARTES VISUAIS)
Com o Clube do Bordado (SP). Oficina para confecção de um bordado a partir de textos e desenhos sugeridos pelo grupo. Fundado há dois anos por um grupo de seis amigas, o Clube do Bordar aborda experiências pessoais de cada integrante por meio de desenhos que exploram temas do universo feminino.

PALAVRA + IMAGEM (LITERATURA)
Com a Cia. Alcina da Palavra (SP). Uma dupla media leituras individuais e compartilhadas de livros ilustrados. A atividade compõe o “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”.

CINE MAGIA (CINEMA)
Exibição de curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913. A atividade compõe o “Gabinete de Curiosidades e Habilidades”.

Felinda (TEATRO)
Com a Cia. Carroça de Mamulengos (MG). Felinda era uma moça nem feia, nem linda, que fugiu com o circo. Mas, por não ter nenhuma habilidade que servisse ao picadeiro, foi deixada para trás. Sozinha, desatinou, esqueceu seu nome e de onde vinha. Restaram apenas as lembranças do circo: uma charanga de palhaços, bonecos reais e seres imaginários, que entram em cena ao som de música ao vivo. A Cia. Carroça de Mamulengos é uma trupe de saltimbancos com quase 40 anos, formada por pessoas da mesma família.

PAISAGENS INTER-URBANAS (DANÇA)
Com o Coletivo Líquida Ação (RJ). Em meio a diversos baldes coloridos cheios de água, o grupo faz uma intervenção em que apresenta a importância vital da água. Dispostos de maneira ordenada, os baldes vão passando de mão em mão e formam uma coreografia cadenciada de onde partem uma série de ações: há quem lave peças de roupas, como há também quem lave corpos estendidos no chão, numa espécie de ritual de purificação. A ideia é propor um diálogo entre os espectadores e a memória da água na cidade que os cerca.

Inverso e Movida – Acrobacias de Solo (CIRCO)
Com Paulo Maeda e Nathalia Furlan (SP). A dupla de acrobatas apresenta intervenções – parada de mãos e performance de mão a mão – que reúnem técnica e poesia de movimentos. Em “Inverso”, Maeda suspende seu corpo tendo apenas hastes metálicas que o separam do chão. Já “Movida” é uma performance de mão a mão (acrobalance), realizada pela dupla, que demonstra a resistência física dos artistas e a interação entre os corpos.

Dê um Rolê (MÚSICA)
Ava Rocha, Curumin e Marcia Castro se unem para prestar uma homenagem aos Novos Baianos. No repertório, canções como Mistério do Planeta, Acabou Chorare, Barra Lúcifer, Colégio de Aplicação, Preta Pretinha e Besta É Tu.

Além de Assis, na região também recebem o Circuito Sesc de Artes as cidades de Osvaldo Cruz, Tupã, Adamantina, Lucélia e Presidente Venceslau, entre os dias 8 e 24 de abril.

Novidade
Este ano, a programação de cinema, artes visuais e literatura chegará aos espaços públicos de forma pouco convencional. Inspirado nos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas, o “Gabinete de Curiosidades e Habilidades” vai oferecer ao público uma variada programação nessas áreas. A cenografia é de William Zarella.

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita e livre, e mais de 600 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 19 unidades do Sesc em todo o estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural.

Ao todo, no estado, a programação itinerante terá 12 roteiros diferentes. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 1º a 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

Conceito
A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas. A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.

Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o Circuito Sesc de Artes promove a democratização da cultura e estimula a aproximação das pessoas destas cidades com as diversas manifestações artísticas. “Promover a itinerância da programação em comunidades onde não há a presença do Sesc, em parceria com os órgãos municipais, com a ocupação dos espaços públicos por artistas em praças, ruas e parques, demonstra a relevância da cultura. Tem por objetivo, também, despertar o interesse do público pelas diversas linguagens presentes na programação. Música, dança, teatro, circo, cinema, literatura e as artes visuais abrem possibilidades para uma experiência inovadora e transformadora em todos, a toda hora e em todos os lugares”, destaca.

Circuito Sesc de Artes na Internet
Diariamente, o site do Circuito Sesc de Artes será atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

SERVIÇO
 
Circuito Sesc de Artes 2016 em Assis
Dia 16 de abril, sábado, das 16h às 21h30
No estacionamento da Praça Walter Mansolelli
Atividades: Clube Do Bordar / Palavra + Imagem / Cine Magia / Felinda / Paisagens Inter-Urbanas / Inverso E Movida – Acrobacias De Solo / Dê Um Rolê
GRÁTIS

#MAIS LIDAS DA SEMANA