Palestra ‘Saneamento Básico Levado a Sério’ é realizada em Assis

A palestra ministrada pelo ex-deputado Renato Simões aconteceu no anfiteatro da ACIA e foi organizado pelo Grupo Cidadania Assis e Região.

Palestra 'Saneamento Básico Levado a Sério' é realizada em Assis (Foto: Divulgação)
Palestra ‘Saneamento Básico Levado a Sério’ é realizada em Assis (Foto: Divulgação)

O ex-deputado Renato Simões realizou nesta quarta-feira dia 18/05 a palestra “Saneamento Básico Levado a Sério” para a população de Assis e região. A palestra aconteceu no anfiteatro da Associação Comercial de Assis e foi organizado pelo Grupo Cidadania Assis e Região em parceria com o Instituto Plannvs, Organizza Assessoria em Gestão Pública, Diocese de Assis, Sindicato dos Funcionários Públicos de Assis e Região e Sindicato dos Bancários.

Renato iniciou a palestra explicando que a atual Política Nacional Sobre o Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completa seis anos em 2016 e apesar das disposições da Lei, a gestão de resíduos sólidos no Brasil ainda se mostra deficitária e carece de adequação.

O objetivo da Palestra foi o de apresentar uma visão geral sobre as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a elaboração de planos de saneamento básico, buscando identificar os pontos que devem nortear o planejamento e a política para o setor. Outro foco discutido foi à disseminação da política e o plano de saneamento básico aos gestores municipais e à sociedade civil, bem como incentivar a reflexão e a participação na propagação da política pública de saneamento.

A palestra abordou a importância política, econômica e social do conhecimento e aplicação da política pública de saneamento básico, do Plano Nacional de Saneamento Básico, além da mobilização, participação e controle social na gestão do saneamento em todo o território nacional, seguida de questionamentos do público e debate sobre temas locais, como a questão da concessão do serviço de água e esgoto de Assis, que já vem há alguns anos sendo renovado por decreto.

A Palestra teve carga horária de três horas e o público-alvo foi: prefeitos, gestores municipais, técnicos de órgãos públicos municipais, estaduais e federais das áreas de saneamento, profissionais da área de saneamento, saúde, planejamento, recursos hídricos e meio ambiente, entidades representativas do setor de saneamento e representantes da sociedade civil atuantes no setor.

Ao final da Palestra os participantes receberam de brinde um filtro que pode reduzir em até 50% o consumo de água. Os membros do Grupo Cidadania Assis e Região, Nilson Silva, Ângela Canassa, Silvia Decleva e o Coordenador da Campanha da Fraternidade da Diocese de Assis Pe. Anatoli Konstantin Gradiski apresentaram a proposta de que todos os parceiros e igrejas envolvidos na articulação promovam discussões e debates regionais, mostrando a importância de existirem políticas públicas mais eficazes e que permitam que mais pessoas possam receber os serviços básicos.

A partir de junho desse ano, o Grupo Cidadania Assis e Região em apoio a Campanha da Fraternidade 2016 inicia um ciclo de apresentações pelas paróquias da Diocese de Assis, em parceria com as coordenações regionais do CONIC, visando levar a mensagem da Campanha da Fraternidade Ecumênica. A Campanha da Fraternidade Ecumênica junto com o Grupo Cidadania Assis e Região também usará as tradicionais ferramentas de comunicação (cartazes, vídeos, sermões, músicas) nas celebrações, a fim de atingir o maior número de cidadãos.

#MAIS LIDAS DA SEMANA