Projeto Broto Verde/Flora Vale comemoram mais de 23 anos de atuação em Assis

Através de parceria com a CTG Brasil (antiga Duke Energy), fornece mudas gratuitas para produtores rurais que se interessem em reflorestar suas propriedades.

(Foto: Viviane Soares)

No mês de maio a Associação de Recuperação Florestal do Médio Paranapanema (FLORA VALE) completa 24 anos de atuação em Assis, onde mantém um viveiro de mudas florestais (mudas nativas e eucalipto), atendendo toda a região sudeste do Estado de São Paulo. Através de parceria com a CTG Brasil (antiga Duke Energy),  fornece mudas gratuitas para produtores rurais que se interessem em reflorestar suas propriedades, garantindo assim os serviços ambientais do ecossistema. Também é credenciada no programa de Reposição Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente no qual as empresas consumidoras de madeira/combustíveis fósseis, são orientadas a compensar o impacto ambiental causado, através de plantios de eucalipto ou pinus (espécies exóticas para extração de madeira e outros). O viveiro de mudas da Flora Vale produz, em média, cerca de 400 mil mudas/ano, atendendo a esses programas e também a comercialização, com espécies nativas indicadas para arborização urbana, paisagismo, frutíferas e outras.

(Foto: Viviane Soares)

Paralelo a todas essas atividades, a Flora Vale implantou há 23 anos o PROJETO SOCIOAMBIENTAL “BROTO VERDE” em seu viveiro-escola, atendendo crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, onde os jovens aprendem técnicas florestais, noções de arborização urbana e jardinagem, coleta horta orgânica  e outras atividades que, aliadas à educação ambiental, fortalecem o vínculo do adolescente com o meio ambiente, com foco na cidadania. O projeto é credenciado no CMDCA e, recebe recursos de direcionamento de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas.

A Flora Vale mantém, ainda mais dois segmentos de atuação voltados à comunidade, que é o Programa de Educação Ambiental (visitas monitoradas ao viveiro-escola) que atendeu em 2016 cerca de 2.400 crianças/adolescentes; e o Projeto Broto Verde na Escola, onde atua no ambiente escolar, com oficinas de educação ambiental.

Ao longo desses 24 anos de existência, a FLORA VALE e o PROJETO BROTO VERDE comemoram o sucesso de suas atividades ambientais no município e na região, agradecendo a todos os parceiros e colaboradores que apóiam seus projetos e programas. Os grupos interessados em conhecer nosso viveiro-escola precisam enviar email para [email protected], e os interessados em adquirir nossas mudas basta entrar em contato por telefone 3322-2996. A Flora Vale está situada à Avenida Getulio Vargas s/n – próximo ao Centro Social Urbano.

(Foto: Viviane Soares)

#MAIS LIDAS DA SEMANA