4ª Queima do Alho da Ficar já tem data marcada

A quarta edição do evento acontece no dia 24 de junho. Evento faz parte da programação oficial da Ficar 2018.

É grande a expectativa para a quarta edição da “Queima do Alho Ficar 2018” que já se consolidou como um dos maiores eventos culturais da nossa região. Acompanhando o sucesso das edições anteriores este ano promete ser ainda mais emocionante.

A 4ª Queima do Alho é um evento que faz parte da programação oficial de eventos da Ficar 2018 e acontecerá no dia 24 de junho, domingo, no Pavilhão Rezende Barbosa no recinto da Ficar.

O que é a Queima do Alho?

O nome Queima do Alho era dado ao almoço das comitivas de peões de boiadeiro durante suas longas viagens, quando saiam das fazendas para levar a boiada até os grandes frigoríficos. Um grupo de cozinheiros seguia na frente para preparar o almoço e quando os cavaleiros chegavam já estava pronto, tocava-se o berrante e “estava na hora de queimar o alho”.

Como não havia refrigeração, o que conservava o alimento era sal e alho. Durante o almoço, alguns peões batiam a viola tocando musica raiz.

A Queima do Alho tem o objetivo de fomentar a nossa tradição cultural, pois Assis tem várias comitivas de tropeiros, e isso se explica pelo motivo de que antigamente nosso município era ponto de parada das comitivas. Isso deixou um legado cultural muito grande em nossa cidade como a música sertaneja raiz, o amor pelo cavalo, danças, catira e a culinária caipira.

A Queima do Alho será um delicioso almoço sertanejo, com festival de viola e uma ótima oportunidade de reunir com a família e amigos. Os convites são limitados e na semana que vem já estarão a venda nos postos de venda. A realização da FICAR é da Associação Assisense de Rodeio (AAR) com o apoio o Prefeitura de Assis e a Queima do Alho e a Cavalgada, conta com o apoio na organização da Associação da Cultura Tropeira (ACT).

3ª edição da Queima do Alho realizada em 2017 (Foto: Divulgação)

#MAIS LIDAS DA SEMANA