Fique conectado

Cidade

Fundo Social certifica alunos do Curso de Hidroponia

O curso teve início em Assis no mês de março e encerramento em novembro.

Publicado em

99

Fundo Social certifica alunos do Curso de Hidroponia (Foto: Divulgação)

O Fundo Social de Solidariedade de Assis em parceria com a ONG Ato Cidadão, CART, FATEC de Ourinhos e a Prefeitura Municipal de Assis através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Obras, realizaram na manhã desta terça-feira, 18, na Escola Sebastião Semionatto, a entrega dos 24 certificados aos alunos do curso técnico gratuito em Hidroponia.

O curso teve início em Assis no mês de março e encerramento em novembro e possibilitou o aprendizado técnico na área do cultivo de diversas hortaliças, como alface, chicória, rúcula, entre outras.

A presidente do Fundo Social, Luciana Barreto Fernandes, enalteceu a importância do projeto para a cidade e frisou que o aprendizado durante o curso poderá ajudar cada aluno concluinte a produzir sua própria horta em casa ou aonde desejar.

“Mais uma ação do Fundo Social que através de parcerias possibilitou oferecer ao munícipe assisense conhecimento e mais uma opção para construir seu próprio negócio”, disse Luciana.

O prefeito José Fernandes admirou as hortaliças e ressaltou a qualidade das verduras produzidas.

“Estamos alavancando com ações que proporcionem mais qualificação profissional as pessoas com o objetivo de impulsioná-las para ampliação de seu negócio nesse seguimento de cultivo. O curso técnico de Horta Hidropônica vem a somar aos demais cursos profissionalizantes que a Prefeitura oferece e que já capacitou muitos alunos”, frisou o prefeito.

Novas turmas terão início no próximo ano, com data a ser definida.

Participaram da cerimônia de encerramento do curso o prefeito José Fernandes, a primeira dama e presidente do Fundo Social, Luciana Barreto Fernandes, Daniela Ribeiro da CART, professor Roger de Oliveira da FATEC e Fábio Nossack, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Cidade

Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN

A autorização é emitida após inspeção do órgão realizada em todos os veículos semestralmente.

Publicado em

Assessoria
Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)
Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)

A Secretaria Municipal da Educação através do Departamento de Transporte Escolar recebeu nesta terça-feira (20), a autorização dos 34 ônibus que compõe a frota do Município para circular como transporte de escolares na cidade.

A autorização é emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-SP, após inspeção do órgão realizada em todos os veículos semestralmente. A vistoria segue determinação do Código de Trânsito Nacional – (CTB), que estipula os critérios aviatórios no artigo 136 para a condução de escolares.

O órgão de Trânsito Estadual considera também como critérios para a liberação da autorização dos veículos, a averiguação do cumprimento de requisitos aplicados aos motoristas, como o porte de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D e E, exame psicotécnico para transporte de alunos e a formação no curso de especialização para transporte de escolares renovado a cada cinco anos.

Considerando a exigência do órgão 18 motoristas da Rede Municipal de Ensino participaram entre os dias 17 e 18 do curso de atualização, com carga horária de 16h. Os oito motoristas recém contratados para o Transporte Escolar, após concurso público, também receberam a 1ª especialização com carga horária de 40h.

Transporte Escolar do Município têm autorização renovada pelo DETRAN (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

Propriedades do Jardim Rezende poderão ser regularizadas

Agora a Associação do bairro pode dar entrada junto ao cartório para que os residentes daquele local recebam suas escrituras.

Publicado em

Assessoria
Prefeito José Fernandes anuncia regularização de propriedades do Jardim Rezende (Foto: Departamento de Comunicação)

Há décadas os moradores do Jardim Rezende buscavam a regularização de seus loteamentos, e na manhã desta terça-feira, 20, a espera acabou. O prefeito José Fernandes entregou a Certidão de Regularização Fundiária, legitimando os 479.323 m² da gleba.

Com fundamento na Lei Federal nº 13.465 de 11 de julho de 2017 que fala sobre os procedimentos de regularização fundiária, agora a Associação do bairro presidida por Rosa Maria de Araújo pode dar entrada junto ao cartório para que os residentes daquele local recebam suas escrituras.

“Estou muito orgulhoso que em nossa administração a aflição das famílias que ali residem tenha acabado. Foram muitos anos de espera para que, enfim, fosse regularizado. Essas famílias terão a segurança de uma escritura e também todos os serviços públicos que qualquer bairro assisense recebe”, comemora o prefeito José Fernandes.

Continue lendo

Cidade

Mamaço no Parque Buracão reúne adeptos ao aleitamento materno

Evento fez parte da comemoração do mês Agosto Dourado.

Publicado em

Assessoria
Mamaço no Parque Buracão reúne adeptos ao aleitamento materno (Foto: Departamento de Comunicação)

Realizado pelo 5º ano consecutivo, o evento Mamaço que aconteceu no domingo (18), no Parque Buracão, em comemoração ao mês Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno, ofereceu tarde com diversas atividades ao ar livre.

Realizado com apoio de parceiros na cidade e inclusive com a presença da equipe da Secretaria Municipal da Saúde, o Mamaço contou com numeroso público, mães, pais e apreciadores da ação que buscaram mais informações sobre a importância do aleitamento materno e inclusive outras técnicas direcionadas à saúde e bem-estar da criança.

A representante da ação em Assis, Marina Pereira Oliveira, salienta que em todos os anos a adesão à ação sempre foi muito positiva, mas em 2019, o evento superou as expectativas, proporcionando mais adeptos em prol do aleitamento materno e outros importantes cuidados que mães, pais e responsáveis pela criança necessitam saber.

No local, houve palestra com o tema Empoderar Pais e Mães, favorecer a amamentação com a nutricionista Laura Rita, responsável pelo Banco de Leite do Hospital Regional. Musicalização com a musicoterapeuta Cristiane Krug. Os direitos da gestante e da mãe que amamenta, com a assistência social Patrícia Andrade Garcia. Atividade física para Mamãe&Bebê e Família com a preparadora física Jake Nardi. Como reagir em caso de engasgo, manobra de Heimlich. Liga da promoção e saúde com alunos do Curso de Enfermagem da Fema. Rede de apoio para favorecer a amamentação com a especialista em aleitamento materno, Cynthia Borba. Bate-papo sobre maternidade e amamentação com os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e a presença dos Doutores do Bem que alegraram à tarde de domingo.

São parceiros do Mamaço em Assis: Banco de Leite de Assis do Hospital Regional, Cris Krug – Musicalização Infantil, Doce Maternar, Doutores do Bem, FEMA, Flaviane Menegheti- Desenhos Criativos para Gestantes, Hellen Fotografia, Jake Nardi- Projeto Mamãe&Bebê, Maternagem, Secretaria Municipal da Saúde, Rádio Voz do Vale, Tachinho Saudável, Talia Filmes e Thaís Bianchini – psicóloga e doula.

Mamaço no Parque Buracão reúne adeptos ao aleitamento materno (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas