Fique conectado

Cidade

Moradores flagram diversos escorpiões no cemitério de Tarumã; vídeo

Situação registrada impressiona pelo grande número de animais peçonhentos. Em Assis, o Departamento de Endemias realiza ação de combate aos escorpiões.

Publicado em

1.133

Moradores da cidade de Tarumã (SP) flagraram  o que se pode dizer que é uma situação preocupante para a saúde pública. Em vídeo e fotos, eles mostram uma grande quantidade de escorpiões no cemitério da cidade. (assista acima)

O registro aconteceu nesta terça-feira (22), quando várias pessoas estavam no local.

Segundo um dos moradores, os escorpiões são presença constante no local, vistos embaixo de túmulos, pedras e restos de construção.

Moradores flagram diversos escorpiões no cemitério de Tarumã (Foto: Cedida)

Moradores flagram diversos escorpiões no cemitério de Tarumã (Foto: Cedida)

Infestação em Assis

A cidade de Assis (SP) enfrenta o mesmo problema de infestação desses bichos peçonhentos. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Assis através do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizou uma ação de combate a proliferação de escorpiões na noite desta terça-feira.

Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizou uma ação de combate (Foto: Cedida)

Para encontrá-los no escuro, os agentes utilizaram uma luz ultravioleta, assim, o escorpião fica com um brilho fluorescente porque o corpo dele é sensível a esse tipo de iluminação.  (assista abaixo)

De acordo com o coordenador do Departamento de Endemias, Cícero Motta, este é um período propício para o aparecimento de escorpiões, o que tem sido notado em todas as partes da cidade e não somente na periferia.

A secretária Municipal da Saúde, Luciana Gomes, informa que já consta da programação do Departamento ações junto à SUCEN, inclusive de trabalhos noturnos para captura de escorpiões.

Escorpião no cemitério de Assis se alimentando de barata (Foto: Cicero da Motta)

“Nota-se mais presença de escorpiões em locais sem habitação e com presença de baratas, que se tornam vulneráveis para sua proliferação, como é o caso, por exemplo, de terrenos baldios, cemitérios e comércios que acumulam materiais inservíveis”. frisa o coordenador de Endemias, Cícero Motta.

Prevenção

Tampar ralos, vedar portas, evitar o acúmulo de madeiras e outros entulhos, mato alto, despejo incorreto de lixo orgânico, verificar calçados, roupas de cama, mesa e banho antes da utilização.

Orientação

Aparições do animal peçonhento devem ser informadas ao Departamento de Endemias pelo número de telefone 3302-5558. Em caso de picada, o morador deve se dirigir a UPA.

Cidade

Assis terá 1º Fórum de Debates contra Maus-Tratos de Animais Domésticos

Fórum será aberto para a participação de toda a comunidade.

Publicado em

Do AssisNews
Assis terá 1º Fórum de Debates contra Maus-Tratos de Animais Domésticos

A Câmara Municipal de Assis sediará no dia 24 de maio, sexta-feira, às 19h, o “1º Fórum de Debates contra Maus-Tratos de Animais Domésticos” da cidade de Assis.

Segundo Alexandre Cachorrão, Presidente da Câmara e idealizador do evento juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pessoa do Secretário Fábio Nossak, o Fórum será aberto para a participação de toda a comunidade e os presentes poderão usar a palavra para apresentar sugestões, dar ideias e debater projetos que venham de encontro com a ampliação das politicas públicas de prevenção e proteção dos animais domésticos.

O Fórum será uma oportunidade de debater este assunto com a prefeitura, autoridades, ONGs, protetores, coletivos e com os munícipes, sugerindo campanhas e ações de prevenção aos maus-tratos. A mesa de trabalho será composta por diversas autoridades ligadas ao tema.

Continue lendo

Cidade

Assisense precisa de doação de sangue com urgência

O sangue doado pode ser de qualquer tipagem, pois servirá para repor o estoque.

Publicado em

Do AssisNews

A assisense Sebastiana de Oliveira, está precisando com urgência de ao menos quinze doadores de sangue de qualquer tipo.

A família pede encarecidamente que quem puder ajudar, compareça ao Hemonúcleo de Assis, e faça a doação de sangue em nome da paciente Sebastiana de Oliveira que está internada na Santa Casa de Assis.

Quem puder ajudar, o Hemonúcleo da cidade é localizado no Hospital Regional de Assis (HRA), na Praça Dr. Symphoronio, s/n°. Centro. O telefone para contato é (18) 3302-6000.

Continue lendo

Cidade

Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue mobiliza escolas de Assis

A campanha tem como objetivo alcançar toda população assisense, entrar nas escolas formando cidadãos conscientes.

Publicado em

Assessoria
Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue mobiliza escolas de Assis (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Assis através do Departamento de Comunicação realizou nos dias 29 e 30 a ação Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue que mobilizou todas as escolas das redes municipais, estaduais e particulares de Assis. Com todo trabalho de comunicação com a campanha “A Dengue Mata. Faça sua parte para não ser a próxima vítima” tem como objetivo alcançar toda população assisense, entrar nas escolas formando cidadãos conscientes, além de levar informação aos pais.

No Colégio dos Professores os alunos do cursinho tiveram explicações didáticas de todos os estágios do mosquito com o professor de Biologia, além de utilizarem todos os recursos de vídeo e apresentação de slides. Com grande interação e debate entre os alunos todas as dúvidas foram sanadas e feita a promessa de levar adiante os ensinamentos.

Na Escola Estadual “José Augusto Ribeiro” todas as salas desenvolveram atividades simultâneas. A escola fica numa localização onde está concentrado o maior volume de casos de Dengue em Assis, por isso a escola aprovou a ideia e dedicou boa parte do tempo escolar para atividades voltadas à prevenção. Em apenas uma sala em que a reportagem acompanhou, 8 adolescentes já tiveram problemas com a doença.

Na Escola Municipal Emeif “Professor Manoel Simões” a direção e os professores desenvolveram uma atividade que reuniu toda a escola. Os alunos do Ensino Infantil até o 5º ano fizeram apresentações como paródia, entrevista, músicas, danças e um jogral que animou a tarde na escola. Na EMEIF “Professora Maria Amélia de Castro Burali” os alunos também fizeram várias atividades e colaram o flyer da campanha nos cadernos para que os pais também possam ver.

Em parceria com a Secretaria da Saúde cada escola municipal possui um brigadista no combate ao Aedes aegypti, sendo essa pessoa responsável por rotineiramente passar orientações aos alunos.

Os munícipes também podem acompanhar em tempo real por meio de um radar os bairros com mais casos da doença, basta acessar www.radardadengue.com.br/assis.

Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue mobiliza escolas de Assis (Foto: Divulgação)

Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue mobiliza escolas de Assis (Foto: Divulgação)

Dia D Alunos de Assis Contra a Dengue mobiliza escolas de Assis (Foto: Divulgação)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Plenitude
Silvana lopes
Publicidade

FaceNews

Mais lidas