Moradores da cidade de Tarumã (SP) flagraram o que se pode dizer que é uma situação preocupante para a saúde pública. Em vídeo e fotos, eles mostram uma grande quantidade de escorpiões no cemitério da cidade. (assista acima)
O registro aconteceu nesta terça-feira (22), quando várias pessoas estavam no local.
Segundo um dos moradores, os escorpiões são presença constante no local, vistos embaixo de túmulos, pedras e restos de construção.


Infestação em Assis
A cidade de Assis (SP) enfrenta o mesmo problema de infestação desses bichos peçonhentos. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Assis através do Departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizou uma ação de combate a proliferação de escorpiões na noite desta terça-feira.

Para encontrá-los no escuro, os agentes utilizaram uma luz ultravioleta, assim, o escorpião fica com um brilho fluorescente porque o corpo dele é sensível a esse tipo de iluminação. (assista abaixo)
De acordo com o coordenador do Departamento de Endemias, Cícero Motta, este é um período propício para o aparecimento de escorpiões, o que tem sido notado em todas as partes da cidade e não somente na periferia.
A secretária Municipal da Saúde, Luciana Gomes, informa que já consta da programação do Departamento ações junto à SUCEN, inclusive de trabalhos noturnos para captura de escorpiões.

“Nota-se mais presença de escorpiões em locais sem habitação e com presença de baratas, que se tornam vulneráveis para sua proliferação, como é o caso, por exemplo, de terrenos baldios, cemitérios e comércios que acumulam materiais inservíveis”. frisa o coordenador de Endemias, Cícero Motta.
Prevenção
Tampar ralos, vedar portas, evitar o acúmulo de madeiras e outros entulhos, mato alto, despejo incorreto de lixo orgânico, verificar calçados, roupas de cama, mesa e banho antes da utilização.
Orientação
Aparições do animal peçonhento devem ser informadas ao Departamento de Endemias pelo número de telefone 3302-5558. Em caso de picada, o morador deve se dirigir a UPA.