Fique conectado

Cidade

UPA Assis realiza parto de emergência

Esse foi o primeiro parto realizado na Unidade de Pronto Atendimento desde a sua fundação em Assis, em 2014.

Publicado em

2.424

UPA Assis realiza parto de emergência (Foto: Glaudiana Nunes)

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Assis realizou o primeiro parto da unidade, desde seu início de funcionamento, em 2014, na madrugada desta terça-feira, (30) de janeiro de 2019. A gestante chegou de moto à UPA, já em trabalho de parto ativo, acompanhada pelo marido.

A paciente deu entrada na recepção às 00h20 e foi levada imediatamente à triagem, onde a enfermeira constatou sangramento uterino e já a encaminhou diretamente ao consultório, já que ela foi classificada como urgência e emergência. Segundo a mulher, ela estava sentindo dores desde cedo.

No consultório, a médica Dra. Lorrana de Sousa Landim Xavier, que estava de plantão na ocasião, fez o exame de toque e diagnosticou dilatação total de 10 dedos. Imediatamente, o outro médico plantonista, Dr. Rone Eder de Souza Lima, encaminhou a gestante para a sala de emergência, ao mesmo tempo que a ambulância do SAMU foi acionada. Também fazia parte do plantão daquela madrugada, e ficou atenta ao caso, a médica Dra. Berenice Umbelino Gatti.

A paciente chegou à UPA sem nenhum documento e, portanto, os procedimentos da equipe foram de cautela máxima. “Como ela não tinha a carteirinha do SUS e nem o cartão do pré-natal, não era possível saber a idade gestacional. Dessa forma, a equipe de enfermagem já foi acionada e preparou todos os materiais, como oxigênio, caso a criança não nascesse bem e precisasse de socorro”, falou a doutora Lorrana.

Vinte minutos após a entrada da gestante na UPA, o bebê nasceu. Foram feitos os testes e procedimentos normais de um hospital. Embora a Unidade não tenha a estrutura de uma maternidade, todos os procedimentos padrão para um parto foram adotados. “Uma equipe imensa trabalhou, talvez até mais médicos e enfermeiros do que se o parto fosse na maternidade”, disse a médica. Bebê e mãe receberam os primeiros cuidados, como retiramento da placenta, corte do cordão umbilical, e acolhimento adequado à criança. “Nós até desligamos o ar condicionado da sala de emergência para receber o bebê com mais acolhimento”, enfatiza a médica Lorrana.

No momento em que a equipe médica e de enfermagem terminava de acolher a paciente e o bebê, a ambulância do SAMU chegou e encaminhou ambos para a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Assis. A Assessoria de Comunicação da Santa Casa informa que mãe e bebê estão internados e passam bem.

Equipe Médica

Dr. Rone Eder de Souza Silva
Dra. Lorrana de Sousa Landim Xavier
Dra. Berenice Umbelino Gatti

Equipe de Enfermagem

Luis Gustavo Dionisio
Edmeia Gonçalves
Daniele Alves Pereira
Jandira Lopes
Luis Clodoaldo Kechi

Cidade

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem

Curso aconteceu nesta quinta-feira (11).

Publicado em

Assessoria
Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Durante toda essa quinta-feira (11) aconteceu em Assis (SP) curso preparatório para a Operação Estiagem.

Com instruções de membros da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros em parceria com outros institutos a cidade recebeu o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil Coronel de Polícia Militar Walter Nyakas Júnior.

Pela manhã houve a parte teórica no anfiteatro da Unesp e na parte da tarde a parte prática no recinto da FICAR.

Ao todo estiveram presentes 51 cidades que também irão receber kits básicos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Assis recebe 51 cidades para curso preparatório da Operação Estiagem (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino

Serão atendidos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 20 unidades escolares da Rede municipal de Ensino.

Publicado em

Assessoria
Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Foto: Departamento de Comunicação)

Iniciando as ações de 2019, em seu 3° ano de atuação o Projeto Visão do Futuro, promoveu através de seus idealizadores, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal da Educação e parceiros, nesta terça-feira, 12, aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, treinamento para a aplicação dos testes de acuidade visual.

Ministrado pelo oftalmologista e parceiro Dr. Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), no Núcleo de Educação Continuada – NEC, nas dependências da SME durante o horário de estudos, o treinamento consistiu na capacitação dos educadores, que por sua vez, realizarão testes e instruirão os alunos de forma didática quanto à importância dos cuidados com a visão.

Em 2019 serão atendidos 1022 alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 20 unidades escolares da Rede municipal de Ensino.

Na ocasião, representantes da Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região, a presidente Marinês, o vice Airton e a membro da diretoria Vilma, apresentaram aos idealizadores a disponibilidade de concessão ou mesmo aquisição, se necessário de equipamentos e instrumentos de auxilio nos exames de alunos com baixa visão, além do compartilhamento de informações e outras ferramentas para o apoio dos trabalhos.

Estiveram também no treinamento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Barreto Fernandes, a secretária da Educação Dulce de Andrade Araújo e as professoras da Educação Especial Viviane Aparecida Delmassa e Gislaine Aparecida Marinelli Silva, responsáveis pela logística, organização, transporte e apoio por parte da Secretaria junto às unidades escolares para a realização das consultas oftalmológicas.

O projeto tem obtido grande sucesso graças ao envolvimento e dedicação dos parceiros, Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria Municipal da Educação, Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, através dos alunos do curso de Medicina, o IOA, AADVAR, Banco Credicana, e Óticas Carol.

Projeto Visão do Futuro deste ano atenderá mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza novo calçamento na Praça da Bíblia

Em breve o local, que passa por obras, também irá receber novo paisagismo.

Publicado em

Do AssisNews

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Obras segue com as obras de melhorias na Praça da Bíblia, cujo espaço púbico já recebeu novo piso na área interna e os serviços estão em fase final com a colocação de nova calçada aos arredores do local.

Os serviços atendem antiga reivindicação dos moradores do bairro e são realizados tanto com recursos próprios quanto através de emendas parlamentares.

Em breve o local também irá receber novo paisagismo.

Prefeitura realiza novo calçamento na Praça da Bíblia

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas